Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50616
Type: Tese
Title: Modelagem e controle de um motor de indução multifásico com fases abertas
Other Titles: Modeling and control of a multiphase motor with open phases
Authors: Tamires Santos de Souza
First Advisor: Braz de Jesus Cardoso Filho
First Referee: Sidelmo Magalhães Silva
Second Referee: Thales Alexandre Carvalho Maia
Third Referee: Antonio Marcus Nogueira Lima
metadata.dc.contributor.referee4: Marcelo Martins Stopa
Abstract: O uso de máquinas multifásicas vem sendo investigado para aumentar a confiabilidade de acionamentos elétricos. Máquinas multifásicas possuem várias vantagens frente às máquinas trifásicas e são atrativas para diversas aplicações, como as de alta potência e propulsão elétrica. A tolerância a falhas é uma das mais apreciadas dentre essas vantagens, pois a máquina pode operar com fases abertas. Entretanto, é necessária uma técnica de controle adequada às falhas para garantir a continuidade de operação com mínima perda de desempenho. Este trabalho tem como objetivo modelar e caracterizar máquinas de indução multifásicas desbalanceadas devido a fases abertas no estator e propor métodos para operação tolerante a essas falhas. Um modelo em referencial síncrono para uma máquina de indução de nove fases com fases abertas é apresentado. Para que a máquina multifásica mantenha uma força magnetomotriz equilibrada e não apresente torque pulsante, é desenvolvida uma técnica de controle de torque por orientação de campo adequada para a falta de fases abertas. Adicionalmente, é proposto um controle do subespaço de correntes de sequência zero, de forma que as correntes de fase pós-falta possuam amplitudes iguais e tenham somatório nulo, para que não haja a necessidade de condutor de neutro. Esse controle também permite que a máquina trabalhe com as correntes das nove fases desequilibradas, mas produzindo uma força magnetomotriz balanceada. Isso pode ser útil para roteamento de potência entre as fases do acionamento, na intenção de balancear as temperaturas das chaves do conversor de potência. Essa estratégia visa aliviar chaves do inversor que estejam com tendência a falhar até que possa haver uma parada para manutenção. Como um resultado geral, a tolerância a falhas dos acionamentos multifásicos será aumentada, alcançando uma operação controlada mesmo em condições defeituosas, o que é de grande interesse em aplicações que requerem alta disponibilidade. As técnicas de controle desenvolvidas neste trabalho são validadas em co-simulações online em malha fechada com a máquina multifásica modelada em software de elementos finitos e em simulações em tempo real via hardware-in-the-loop.
Abstract: The usage of multiphase machines has been investigated to improve the reliability of electric drives. Multiphase machines have various advantages when compared to the tree-phase counterparts and are attractive to many applications, such as those of high power and electric propulsion. Fault-tolerance is one of their main advantages, since the multiphase motors can operate with open phases. However, it is necessary an adequate control technique to guarantee the post-fault operation with minimum performance degradation. The objective of this work is to model and characterize the operation of a nine-phase induction machine under open phases faults and to propose control methods leading to fault-tolerant operation. Modeling of the machine with open phases in a synchronous reference frame is presented. In order to produce a balanced magnetomotive force and to eliminate the torque ripple, an adequate field-oriented control technique is developed for open phases operation. Additionally, it is proposed a control of the currents of the zero-sequence subspace, in such a way that the post-fault phase currents in the remaining phases will have the same magnitudes, assuming no neutral current connection. Furthermore, this control scheme allows the machine to operate with its nine phase currents unbalanced, while still producing a balanced magnetomotive force. This degree of freedom can be used to routing the power flow among the inverter’s phases, in order to balance the temperature of the inverter switches. As an overall result, the fault-tolerance of multiphase drives can be improved, achieving a controlled performance under normal and faulty conditions, which is of great interest for applications that require high availability. The developed control techniques are validated in online co-simulations in closed loop with the nine-phase induction motor modelled in finite elements software and in real time simulations via hardware-in-the loop.
Subject: Engenharia elétrica
Confiabilidade (Engenharia)
Máquinas elétricas
Máquinas elétricas de indução
Inversores elétricos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50616
Issue Date: 16-Sep-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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