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dc.creatorPaulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelistapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T12:20:58Z-
dc.date.available2023-03-03T12:20:58Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage208pt_BR
dc.citation.epage219pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18065/2020v26n2.8pt_BR
dc.identifier.issn1984-3542pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50623-
dc.description.abstractThis article aims to indicate the metaphysical ontology underlying American Humanistic Psychology in order to correct a misunderstanding present in the published literature that the Third Force in Psychology in existential phenomenological. To do so, it rebuilds the historical context in which the Humanistic Psychology appears in the USA and the questions it tries to answer, emphasizing its position relative to scientific knowledge. Next, it shows the confusion between humanistic and existential-phenomenological psychologies in the scientific literature. The third step is to expose in Martin Heidegger´s oeuvre, Being and Time, the requirements of existential phenomenology, in order to evaluate the Rogerian ontology according to them. Carl Roger´s psychology is indicated as paradigmatic Third Force Psychology. It concludes that Humanistic Psychology is not existential phenomenological because it substantivizes human existence.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é indicar a ontologia metafísica que subjaz na Psicologia Humanista norteamericana com a intenção de desfazer o equívoco presente na literatura brasileira de que a “Terceira Força em Psicologia” é fenomenológica existencial. Para isso, retoma o contexto histórico do surgimento da Psicologia Humanista nos Estados Unidos e as questões que ela tenta responder, enfatizando seu posicionamento em relação ao conhecimento científico. Em seguida, mostra-se a confusão entre psicologias humanistas e fenomenológicas existenciais na literatura científica. O próximo passo é retomar na obra de Heidegger, Ser e Tempo, as exigências da fenomenologia existencial para, por último, avaliar a ontologia rogeriana, escolhida como paradigma da Terceira Força em Psicologia, à luz delas. Conclui-se que as Psicologias Humanistas não são fenomenológicas existenciais, pois substantivam a existência.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia humanistapt_BR
dc.subjectCarl Rogerspt_BR
dc.subjectMartin Heideggerpt_BR
dc.subjectExistencialismopt_BR
dc.subject.otherPsicologia humanistapt_BR
dc.subject.otherExistencialismopt_BR
dc.subject.otherRogers, Carl R. (Carl Ransom), 1902-1987pt_BR
dc.subject.otherHeidegger, Martin, 1889-1976pt_BR
dc.titleA fundamentação metafísica da psicologia humanista à luz da fenomenologia existencialpt_BR
dc.title.alternativeHumanistic Psychology´s metaphysical foundation as seen by existential phenomenologypt_BR
dc.title.alternativeLa fundamentación metafísica de la Psicología humanista a la luz de fenomenología existencialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672020000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=ptpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9691-6141pt_BR
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