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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O perfil de liderança de treinadores de natação brasileiros de categorias de base
Título(s) alternativo(s): Leadership profile of youth categories coaches from Brazil
Autor(es): Varley Teoldo da Costa
Camila Cristina Fonseca Bicalho
Thania Mara Teixeira Rezende Faria
Maicon Rodrigues Albuquerque
André Gustavo Pereira de Andrade
Franco Noce
Resumen: Este estudo tem por objetivo avaliar a autopercepção de treinadores brasileiros de natação federados e verificar a existência de uma possível preferência destes profissionais por um determinado estilo de liderança de decisão e interação com seus atletas. A amostra foi composta por 66 treinadores com média de idade de 37,86 (±10,13) anos e média de tempo da prática profissional de 12,27 (±11,02) anos participantes de Campeonatos de Inverno organizados pela CBDA. Utilizou-se a Escala de Liderança Revisada para o Esporte (ELRE), versão autopercepção. Para análise estatística adotaram-se os testes de Friedman e o post hoc de Dunn com nível de significância de p<0,05. Os resultados evidenciaram que, quanto ao estilo de decisão, não houve diferença significativa entre os comportamentos autocrático e democrático (p=0,857). Quanto aos estilos de interação, observou-se que existem diferenças significativas entre os postos médios das dimensões treino-instrução e suporte social (p=0,032), reforço positivo e suporte social (p=0,037) e consideração situacional e suporte social (p=0,042) e que existe uma diferença significativa entre as dimensões: reforço positivo e consideração situacional (p=0,045). Conclui-se que o estilo decisão dos treinadores não pôde ser claramente delineado e que o estilo de interação está direcionado para ações que envolvem a melhoria do rendimento dos nadadores e incentivo ao alcance das metas estabelecidas.
Abstract: This study aims to valuate the perception of Brazilian Federated swimming coaches and verify the existence of a possible preference of these professionals for a particular leadership style of decision and interaction with their athletes. The sample consisted of 66 coaches with an average age of 37.86 (±10.13) years and average professional practice of 12.27 (±11.02) years participating in Winter Tournaments organized by the CBDA. The self-perception version of the Revised Leadership Scale for Sport (ELRE) was used in the study. For the Statistical analysis, the Friedman test and post hoc Dunn were adopted with a significance level of p < 0.05. The results showed that, as for the style of decision, there was no significant difference between autocratic and democratic (p=0.857) behaviors. As for styles of interaction, there are significant differences between the mean rank of the dimensions instruction-training and social support (p=0.032); positive reinforcement and social support (p=0.037); and situational consideration and social support (p=0.042) and that there is a significant difference between the dimensions: positive reinforcement and situational consideration (p=0.045). It can be concluded that the coaches’ style of decision could not be clearly delineated and that the style of interaction is directed towards actions that involve improving the performance of swimmers and encouraging the achievement of established goals.
Asunto: Liderança
Natação - Treinadores
Esportes - Aspectos psicológicos
Testes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTES
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.11606/1807-5509201700030651
URI: http://hdl.handle.net/1843/50675
Fecha del documento: jul-2017
metadata.dc.url.externa: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148571
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
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