Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50713
Type: Artigo de Periódico
Title: Perfil do público-visitante dos museus disponíveis no site Era Virtual
Other Titles: The public-visitor profile of museums available on the Era Virtual website
Authors: Cesar Eugenio Macedo de Almeida Martins
Renata Maria Abrantes Baracho Porto
Abstract: O objetivo com esta pesquisa foi analisar o perfil dos usuários dos museus virtuais disponíveis no site “Era Virtual”. Utilizou-se, para esse fim, uma investigação de caráter exploratório, com a participação de 70 respondentes, por meio de survey on-line (Google Forms). Foram coletados dados referentes ao conhecimento dos visitantes em relação aos museus virtuais; tempo de conexão ao longo do dia; tempo gasto na visita ao museu escolhido; nível de satisfação; facilidade em manipular e percorrer os ambientes; abertura para utilização de tecnologias em museus; e o uso de redes sociais. Os resultados permitiram realizar observações e reflexões sobre o modo como os visitantes/usuários lidam com os novos recursos e como essas novas ferramentas podem ser melhor divulgadas e utilizadas por esses visitantes/usuários de modo a potencializar as ações dos museus. Conclui-se que a demanda por informação sobre museus existe por parte do público respondente; contudo, é necessário potencializar os meios de informação para que ocorra uma melhor comunicação entre museu e o público.
Abstract: The objective with this research was to analyze the users ́ profile of the virtual museums available onthe "Era Virtual" website. For this purpose, an exploratory investigation was performed with the participation of 70 respondents using the online survey (Google Forms). Data were collected regarding the visitors' knowledge of virtual museums; connecting time throughout the day; time spent visiting the museum; level of satisfaction; ease in handling and navigating environments; use of technology in museums; and the use of social media. The results allow realizing observations and reflections on how visitors/users deal with the new resources and how these new tools can be better disclosed and utilized by these visitors/users in order to improving the actions of the museums. It is concluded that the demand for information about museums exists by the public; however, it is necessary to potentialize the information media to occur a better communication between museum and the public.
Subject: Museologia
Museus digitais
Serviços de informação - Educação de usuários
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2019v6n1i
URI: http://hdl.handle.net/1843/50713
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/6882
metadata.dc.relation.ispartof: Ciência da Informação em Revista
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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