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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gestão de documentos e produção acadêmica: o estado da arte da educação quilombola no período de 2013 a 2015
Título(s) alternativo(s): Document management and academic production: the state of the art of quilombola education from 2013 to 2015
Autor(es): Ricardo Tadeu Barbosa
André de Carvalho Bandeira Mendes
Resumen: O entendimento inequívoco de que a construção de identidades sociais e coletivas passa pelo conhecimento da própria História, não no sentido de resgatá-la idealisticamente, mas de fazê-la presente como referência cultural, é um dos pontos centrais deste estudo. Nessa perspectiva, dialogando especificamente com a organização e gestão de documentos produzidos pelas universidades, tanto públicas, quanto privadas, este trabalho mapeia o estado da arte dos trabalhos acadêmicos realizados entre os anos de 2013 e 2015 nos níveis de mestrado e doutorado que abordam a educação quilombola, disponíveis no Banco de Teses da CAPES. A escolha desse período se mostrou pertinente, pois se trata dos três anos subsequentes à implantação das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Escolar Quilombola (DNCEEQ, 2012). Os resultados destacam o entendimento de que construção da identidade e corporeidade negras ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional e evidenciou que a Educação Escolar Quilombola é ainda um campo de disputas políticas que se efetiva de forma não linear, em meio a disputas de ideias e barreiras situacionais e institucionais que permeiam o trabalho realizado no cotidiano das escolas quilombolas, envolvendo a participação dos professores, dos quilombolas, de instâncias oficiais e da sociedade civil, destacando-se a necessidade de novas pesquisas acadêmicas e projetos de extensão.
Abstract: The unequivocal understanding that the construction of social and collective identities involves knowledge of History itself, not in the sense of idealistically rescuing it, but of making it present as a cultural reference, is one of the central points of this study. In this perspective, specifically dialoguing with the organization and management of documents produced by universities, both public and private, this work maps the state of the art of academic works carried out between the years 2013 and 2015 at the master's and doctoral levels that address education quilombola, available at the CAPES Theses Bank. The choice of this period proved to be relevant, as it is the three years following the implementation of the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education (DNCEEQ, 2012). The results highlight the understanding that the construction of black identity and corporeity has not yet been a privileged theme in the educational field and showed that Quilombola School Education is still a field of political disputes that takes place in a non-linear way, amid disputes of situational and institutional ideas and barriers that permeate the work carried out in the daily life of quilombola schools, involving the participation of teachers, quilombolas, official bodies and civil society, highlighting the need for new academic research and extension projects.
Asunto: Relações raciais
Relações étnicas
Documentos
Educação
Quilombolas
Publicações científicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50755
Fecha del documento: 28-ago-2020
metadata.dc.url.externa: https://www.multiatual.com.br/2020/08/gestao-de-documentos-e-producao.html
metadata.dc.relation.ispartof: Revista MultiAtual
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