Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50767
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Faixa de amplitude de feedback aumenta a consistência do desempenho de habilidades motoras |
Other Titles: | Bandwidth feedback increases performance consistency of motor skills |
Authors: | Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch Madson Pereira Cruz Herbert Ugrinowitsch |
Abstract: | Introdução: A faixa de amplitude de conhecimento de resultados pode auxiliar o desempenho de habilidades motoras. Objetivo: Investigar o efeito da faixa de amplitude de conhecimento de resultados na consistência do desempenho de habilidades motoras. Método: Participaram do estudo 30 voluntários separados aleatoriamente nos grupos faixa de amplitude 15%, que recebeu conhecimento de resultados quando o erro estava além da faixa estipulada; e controle, que recebeu conhecimento de resultados após cada tentativa. A tarefa consistiu em pressionar quatro teclas no teclado alfanumérico do computador, na sequência, 2,8,6,4 com o dedo indicador da mão direita com tempo alvo de 900ms. A variável independente foi manipulada nas 60 tentativas da fase de aquisição. O teste de retenção foi realizado após 24h, com 10 tentativas. Resultados: O desempenho do faixa de amplitude 15% foi mais consistente durante a fase de aquisição e no teste de retenção. Conclusão: A faixa de amplitude tem alta probabilidade de melhorar a consistência no desempenho de habilidades motoras. |
Abstract: | Introdução: A faixa de amplitude de conhecimento de resultados pode auxiliar o desempenho de habilidades motoras. Objetivo: Investigar o efeito da faixa de amplitude de conhecimento de resultados na consistência do desempenho de habilidades motoras. Método: Participaram do estudo 30 voluntários separados aleatoriamente nos grupos faixa de amplitude 15%, que recebeu conhecimento de resultados quando o erro estava além da faixa estipulada; e controle, que recebeu conhecimento de resultados após cada tentativa. A tarefa consistiu em pressionar quatro teclas no teclado alfanumérico do computador, na sequência, 2,8,6,4 com o dedo indicador da mão direita com tempo alvo de 900ms. A variável independente foi manipulada nas 60 tentativas da fase de aquisição. O teste de retenção foi realizado após 24h, com 10 tentativas. Resultados: O desempenho do faixa de amplitude 15% foi mais consistente durante a fase de aquisição e no teste de retenção. Conclusão: A faixa de amplitude tem alta probabilidade de melhorar a consistência no desempenho de habilidades motoras. |
Subject: | Aprendizagem motora Desempenho Capacidade motora |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTES |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n2.8029 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50767 |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8029 |
metadata.dc.relation.ispartof: | ConScientiae Saúde |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Faixa de amplitude de feedback aumenta a consistencia do desempenho de habilidades motoras.pdf | 259.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.