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http://hdl.handle.net/1843/50816
Tipo: | Tese |
Título: | A expressão do inexprimível na arte : sobre o conceito de teor de verdade no pensamento de Theodor W. Adorno |
Autor(es): | Bruno Luciano de Paiva Silva |
Primeiro Orientador: | Verlaine Freitas |
Primeiro membro da banca : | Bruno Pucci |
Segundo membro da banca: | Douglas Garcia Alves Junior |
Terceiro membro da banca: | Rodrigo Antonio de Paiva Duarte |
Quarto membro da banca: | Daniel Oliveira Pucciarelli |
Resumo: | A presente tese defende a dialética entre verdade e expressão como o fio condutor mais consistente para interpretar a estética de Theodor W. Adorno (1903-1969). Para tanto, examinamos, no primeiro capítulo, o diagnóstico elaborado pela Dialética do esclarecimento sobre a situação da arte no mundo administrado, no qual analisamos a reificação do pensar pela razão instrumental, que resulta na integração funcional do indivíduo ao mundo administrado e no conformismo. Vimos que a indústria cultural cumpre um papel fundamental nessa adaptação e, por isso, optamos por analisar as ideias de manipulação retroativa, esquematismo, domesticação do estilo, perda da função do trágico e fetichismo da mercadoria. Em seguida, destacamos o diagnóstico traçado pela Teoria estética sobre a situação da arte na contemporaneidade, que contempla o tema da indústria cultural, o problema da desartificação da arte, da questão do fim da arte e da relação arte e sociedade. Vimos, ainda, a crítica à razão instrumental e a apresentação de uma racionalidade crítica, a racionalidade estética, bem como uma reflexão sobre o conceito de belo natural e o conceito de experiência. O passo seguinte foi de explicar como a dialética entre verdade e expressão das obras de arte é fio condutor mais adequado para interpretar a estética adorniana, pois é nesta tensão que se constitui uma importante forma de resistência à integração funcional ao mundo administrado. A expressão do teor de verdade da obra de arte tornaria possível resistir aos encantos do mundo administrado. Por último, analisamos no capítulo final os desdobramentos da dialética entre expressão e verdade no campo da crítica literária elaborada por Adorno. |
Assunto: | Filosofia - Teses Arte - Teses Estética - Teses Adorno, Theodor W.,1903-1969 |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50816 |
Data do documento: | 21-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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