Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50818
Tipo: Tese
Título: A preponderância legislativa do executivo no presidencialismo de coalizão
Autor(es): Rafael Câmara de Melo
Primeiro Orientador: Magna Maria Inácio
Primeiro membro da banca : Maria de Fátima Junho Anastasia
Segundo membro da banca: Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos
Terceiro membro da banca: Paulo Magalhães Aráujo
Quarto membro da banca: Marcelo Barroso Lacombe
Resumo: O capítulo 1 apresenta e debate a literatura sobre delegação em governos multipartidários. Em seguida trata do caso brasileiro privilegiando a discussão sobre o presidencialismo de coalizão no país, seu desenvolvimento histórico e suas características institucionais. O capítulo 2, por sua vez, apresenta os dados utilizados nas análises estatísticas. A partir da descrição desses dados e das contribuições da literatura é explicado o processo de definição e classificação das variáveis dependentes. O objetivo dessa seção é identificar as estratégias de centralização que estão expressas na autoria das proposições legislativas do executivo. Uma vez identificadas as variáveis dependentes, o capítulo volta sua atenção para as variáveis independentes que são pertinentes para as análises. Essas variáveis também são descritas e, a partir daí, são apresentadas as hipóteses que são informadas pela literatura pertinente. Todas essas hipóteses são testadas através de modelos bivariados que tem por objetivo apenas demonstrar a existência e o sentido de alguma relação entre variáveis dependentes e independentes. O capítulo 3 apresenta e interpreta as análises estatísticas multivariadas realizadas a fim de identificar com mais precisão como a variação das variáveis independentes interfere na chance de uma proposta de lei proposição sofrer centralização através da autoria.
Assunto: Ciência política - Teses
Presidencialismo - Teses
Poder legislativo - Teses
Ideologia - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50818
Data do documento: 29-Dez-2016
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A PREPONDERÂNCIA LEGISLATIVA DO EXECUTIVO NO PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO. Rafael Câmara de Melo.pdfTese. Rafael Câmara de Melo2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.