Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50823
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Juliana Miranda Filgueiraspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8349741972184016pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandra Lima da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Ana Paula Sampaio Caldeirapt_BR
dc.creatorFelipe Augusto Souza Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9064154111236689pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-12T14:37:15Z-
dc.date.available2023-03-12T14:37:15Z-
dc.date.issued2022-04-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50823-
dc.description.abstractThis research analyzes the following textbooks by Brazilian author Jose Francisco da Rocha Pombo: História das Américas (“History of the Americas” 1st ed. 1900), História do Brasil (curso superior) (“History of Brazil (upper-education level)” 1st ed. 1924), and História do Brasil com muitos mapas históricos e gravuras explicativas (“History of Brazil with many historical maps and explanatory illustrations”, 1st ed. 1918), focusing on the concept of “solidarity” in his construction of a model of history, and on the function of historical education at the beginning of the Republic. These books were written in order to be utilized in schools with the goal of forming the nationality, one of education and textbooks’ functions during this period. The main objective of this study is to analyze and comprehend, in Rocha Pombo’s works, the meaning he gave to the category of “solidarity”, as well as this concept’s political content in the context of his historical writings and of the role of education in his works. It seeks to examine how solidarity emerged as an important point towards the formation of the nationality and of modernist projects in American nations. It also realizes a comparison between the author’s aforementioned textbooks and his texts published in journals, looking to understand his shifts in positioning and perception about history and education. In this way, by means of the history of intellectuals and the history of education it can be verified that Rocha Pombo’s path in order to enter the more well-established circles of early 20th century Brazilian historiography and his place as an intellectual were relevant for the discussion of his ideas.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa as obras didáticas História das Américas (1ª Ed 1900), História do Brasil (curso superior) (1ª Ed 1924) e História do Brasil com muitos mapas históricos e gravuras explicativas (1ª Ed. 1918), do autor brasileiro Jose Francisco da Rocha Pombo, com o foco no conceito de solidariedade na construção de seu modelo de história e a função da educação histórica no começo da República. Todos os livros foram escritos para serem utilizados nas escolas com vistas à formação da nacionalidade, uma das funções da educação e dos livros didáticos no período. O principal objetivo do estudo é analisar e compreender, nas obras de Rocha Pombo, o sentido que o autor conferia à categoria solidariedade, assim como o teor político do conceito no contexto de sua escrita da história e do papel da educação em suas obras. Procura abordar como a solidariedade despontava como ponto importante visando à formação da nacionalidade e de projetos modernistas para as nações americanas. Realizou ainda a comparação entre os livros didáticos em questão e publicações do autor em periódicos buscando entender as mudanças de posicionamento e de percepção do autor sobre a história e a educação. Dessa forma, a partir da história dos intelectuais e da história da educação verifica-se como o caminho de Rocha Pombo para entrar nos círculos mais consolidados da historiografia brasileira do começo do século XX e sua posição como intelectual foram relevantes para a discussão de suas ideias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntelectualpt_BR
dc.subjectRocha Pombopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectRepúblicapt_BR
dc.subjectSolidariedadept_BR
dc.subject.otherHistória - Tesespt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos - Tesespt_BR
dc.subject.otherPombo, Rocha,1857-1933pt_BR
dc.subject.otherHistoriografia - Tesespt_BR
dc.titleRocha Pombo : a solidariedade entre populações como projeto de escrita da história e educação para a formação da nação (1900-1924)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rocha Pombo a solidariedade entre populações como projeto de escrita da história .pdfdissertação de mestrado1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.