Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50827
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marcelo Pimenta Marques | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6488195444323214 | pt_BR |
dc.creator | Flávia Vieira de Resende | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9234222373612729 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-12T16:05:34Z | - |
dc.date.available | 2023-03-12T16:05:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50827 | - |
dc.description.abstract | This Master´s thesis aims at mitigating Plato´s criticism of poetry and sophistry in Republic I-II, both being recognized as educational powers and great holders of values and ethical teachings in Greek society, in order to show that the philosopher, despite his criticisms to these wisdoms, considered by him as incapable of promoting justice within the city, uses them to build his own philosophical discourse on this virtue. Thus we intend to show that platonic philosophy cannot be seen as something absolute and set out of time, away from the city, as it has been seen in western imagination. Rather on the contrary, we believe that culture is the very source of philosophical knowledge, platonic philosophy being a fruit of a deep dialogue between the philosopher and his tradition. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação de Mestrado tem por objetivo mitigar a crítica que Platão faz, nos livros I e II da República, à poesia e à sofística, potências educadoras e grandes depositárias dos valores e ensinamentos éticos da sociedade grega, para mostrar que o filósofo, apesar das censuras a estes saberes, tidos por ele como incapazes de promover a justiça na cidade, utiliza dos mesmos para construir o discurso filosófico sobre esta virtude. Com isso, pretendemos mostrar que a filosofia platônica não pode ser vista como algo absoluto e atemporal, apartada da cidade, como ficou estigmatizada no imaginário ocidental. Muito pelo contrário, acreditamos que a cultura é a fonte mesma do saber filosófico, sendo a filosofia platônica fruto de um profundo diálogo do filósofo com sua tradição. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Platão | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Sofística | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Justiça | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia antiga - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Sofistas (Filosofia grega) - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Justiça - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Platão. República | pt_BR |
dc.title | O saber do outro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FLAVIA RESENDE O saber do outro (1).pdf | 763.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License