Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50840
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Alberto Ávila Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4009452150201421pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Eliane Cristina de Freitas Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Janicy Aparecida Pereira Rochapt_BR
dc.contributor.referee2Henry Poncio Cruz de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Lorena Tavares de Paulapt_BR
dc.contributor.referee4Terezinha de Fátima Carvalho de Souzapt_BR
dc.creatorLeila Jane Brum Lage Sena Guimarãespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2309501559997503pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-13T13:07:59Z-
dc.date.available2023-03-13T13:07:59Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50840-
dc.description.abstractThis research aims to present the construction of a chatbot conversational interface for information recovery in CAPES's theses and dissertation catalog database. It is based on methodologies of user studies anchored in the theoretical references of informational practices, which articulate the socially constructed elements and that influence the formation of subjectivity of individuals, while changing reality. The methodological contribution of the research has directed to the challenge of building a technological product (artifact) user context - a chatbot called Kika - with the use of Design Science Research (DSR). The built artifact recovered data from the theses and dissertations catalog, made available as data opened by CAPES for the period 2013 to 2020, and was generated iteratively over three virtual meetings, with the participation of volunteers divided into three target groups: undergraduate, postgraduate and researchers; Composed of both people who did not know the Capes portal and those who had knowledge of it and used it. It was sought to measure aspects of the user experience regarding reliability, ease of interaction in pseudodial with chat for access and recovery of information. Finally, it is concluded that the construction of a conversational artifact, based on the perspectives of informational practices, contributes to the interaction of the informational subject with the built artifact, as it considers its evolution during the design process. To this end, it is argued that the theoretical constructs of users articulated users' studies of the use of artifact, centered on the interaction of their users, are congruent and contribute as another strategy for data recovery in an agile, functional and applicable way.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo apresentar a construção de uma interface conversacional de um chatbot para recuperação da informação na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Ela está pautada em metodologias de estudos de usuários ancoradas nos referenciais teóricos das práticas informacionais, os quais articulam os elementos construídos socialmente e que influenciam na formação da subjetividade dos indivíduos, ao mesmo tempo em que eles modificam a realidade. O aporte metodológico da pesquisa direcionou-se para o desafio de construir um produto tecnológico (artefato) sensível ao contexto do usuário – um chatbot denominado Kika - com o emprego do Design Science Research (DSR). O artefato construído recuperou dados do Catálogo de Teses e Dissertações, disponibilizados como dados abertos pela CAPES para o período de 2013 a 2020, e foi gerado iterativamente ao longo de três encontros virtuais, com a participação de voluntários divididos em três grupos de público-alvo: graduação, pós-graduação e pesquisadores; composto tanto por pessoas que não conheciam o portal da CAPES, como por aqueles que dele tinham conhecimento e o utilizavam. Buscou-se medir aspectos da experiência do usuário relativos à confiabilidade, facilidade de interação no pseudodiálogo com o chat para acesso e recuperação da informação. Por fim, conclui-se que a construção de um artefato conversacional, com base nas perspectivas das práticas informacionais, contribui para a interação do sujeito informacional com o artefato construído, por considerar sua evolução durante o processo de design. Para tal, argumenta-se que os constructos teóricos dos estudos dos usuários articulados ao contexto do uso do artefato, centrados na interação dos seus usuários, são congruentes e contribuem como mais uma estratégia para recuperação de dados de forma ágil, funcional e com aplicabilidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Informacionaispt_BR
dc.subjectPráticas Informacionaispt_BR
dc.subjectExperiências do Usuáriospt_BR
dc.subjectExperiências do Usuáriospt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectConversaçãopt_BR
dc.subjectConversaçãopt_BR
dc.subjectChatbotpt_BR
dc.subjectChatbotpt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherRecuperação da informaçãopt_BR
dc.subject.otherExperiência do usuáriopt_BR
dc.subject.otherConversaçãopt_BR
dc.titleChatbot em contexto: design de experiência do usuário aplicado à recuperação da informação no catálogo de teses e dissertações da CAPESpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4008-2771pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ChatbotEmContexto.pdf12.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.