Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50849
Type: Artigo de Evento
Title: Lazer urbano: transformative service research e a experiência de consumo do espaço público em Belo Horizonte
Authors: Italo Brener de Carvalho
Marlusa de Sevilha Gosling
Abstract: O objetivo deste trabalho é perceber as diferenças dos consumidores de espaços gratuitos de lazer urbano. A metodologia utilizada foi qualitativa e exploratória, com o levantamento de uma perspectiva teórica e com coleta de dados com usuários de espaço urbano de lazer. As contribuições teóricas e fenomenológicas baseiam-se em Benjamim (1984) propondo a percepção do tempo por adultos; em Focaut (1977) e o pensamento contemporâneo da identidade no espaço medida pela nova concepção de tempo; em Lefebvre (1966) diferenciando o percebido, o vivido e o concebido; em Certeau (1994) do conceito da cidade e as práticas urbanas com a fusão espaço-tempo centralizados na perspectiva de Bachelard (1929) e de Bourdieu (1994) ao identificar como as práticas temporais e espaciais influenciam as representações e organização do espaço Urbano. A base de dados usada faz parte de um projeto em andamento, sendo coletados em um parque central de Belo Horizontes, Minas Gerais, Brasil. Os dados até agora coletados, confirmam a diferença entre ser da cidade e ser urbano, o lugar e a hora para tudo e as percepções dos entrevistados apontam para a teoria emergente na academia da co-criação de valor pelo consumidor, presente na Trasformative Service Research – TSR proposta por Anderson (2010 2013). As conclusões confirmam as propostas de Rust e Huang (2014), Ostrom, Mathras, e Anderson (2015) para os potenciais benefícios para a sociedade de pesquisas de serviços em TSR para melhorar o bem estar dos participantes, uma extensão lógica de uma das funções tradicionais de marketing.
Subject: Turismo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50849
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://iciemc.pt/wp-content/uploads/2014/05/ICIEMC-Proceedings-2016-with-ISBN.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing & Consumer Behaviour (ICIEMC)
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ICIEMC-Proceedings-2016-with-ISBN.pdf479.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.