Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50929
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dc.creatorAdelson Pereira do Nascimentopt_BR
dc.creatorMarcos Paulo Valadares de Oliveirapt_BR
dc.creatorHélio Zanquetto Filhopt_BR
dc.creatorMarcelo Bronzo Ladeirapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-15T20:47:26Z-
dc.date.available2023-03-15T20:47:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage250pt_BR
dc.citation.epage266pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/0104-530X2222-15pt_BR
dc.identifier.issn18069649pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50929-
dc.description.abstractThe demand for measurement and evolution methods of Quality Management System (QMS) Maturity has grown due to the great number of companies certified at ISO 9001. This paper aimed to identify the constructs and key transition points in the Maturity of QMSs through an empirical research using factorial and cluster analyses. Data was collected from a sample composed of 179 Brazilian companies of several sizes, segments and geographical positions. In addition to the constructs found in the literature, the empirical results identified a new construct - “Agility and Integration by Information Technology”. Although QMSs are widespread in industry, the identification of constructs and their transition points by cluster analysis can be useful to managers and researchers interested in the maturity management process. This study can be especially useful to guide the efforts of experts, consultants and managers in increasing company operational performancept_BR
dc.description.resumoCom o grande número de empresas certificadas na norma ISO 9001, cresce a demanda por métodos de mensuração e evolução da Maturidade dos Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQs). O presente trabalho teve por objetivo identificar quais são os construtos e os principais pontos de transição na Maturidade de SGQs por meio de uma investigação empírica utilizando análise fatorial e análise de cluster. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisa tipo survey com a participação de 179 empresas de diversos portes, segmentos e estados brasileiros que demonstram que, além daqueles construtos identificados na literatura, identificou-se a presença de um novo, a “Agilidade e Integração por Meio da Tecnologia da Informação”. Os construtos, bem como os pontos de transição identificados por análise de cluster podem ser úteis para gestores e pesquisadores interessados na temática de gestão e maturidade de processos, ainda que estes sistemas sejam tão difundidos na indústria. Especificamente, para profissionais, consultores e gerentes, este estudo pode ser útil, de modo a orientar seus esforços por melhores resultados de desempenho nas operações em suas empresas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofGestão & Produçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectISO 9001pt_BR
dc.subjectSistemas de gestão da qualidadept_BR
dc.subjectGestão de processos.pt_BR
dc.subject.otherGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titlePontos de transição: a escalada rumo à maturidade de sistemas de gestão da qualidadept_BR
dc.title.alternativeKey transition points: the climbing to Quality Management System maturitypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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