Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50948
Tipo: Monografia (especialização)
Título: As esculturas "bichos" de Lygia Clark em sala de aula
Autor(es): Cristina da Silva
Primeiro Orientador: Maurílio Andrade Rocha
Primeiro membro da banca : Mariana de Lima e Muniz
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo mostrar simultaneamente a minha ação como professora no desenvolvimento de aulas de artes, como referência artística as esculturas “bichos” da artista Lygia Clark. Ao mesmo tempo, pesquisei o processo de criação dessas esculturas em uma série que foi do ano de 1960 a 1964. Apresentei experiências estéticas vivenciadas, através de uma atividade de Arte, desenvolvida em uma escola da rede municipal de Contagem, entre alunos de 4º, 5º e 6º anos. Foram utilizados como referenciais teóricos textos da própria artista Lygia Clark e Beatriz Carneiro. Os textos de Ana Mae Barbosa, PCN’s Arte, Rita Irwin, Ferraz e Fusari e Belidson Dias também contribuíram para o desenvolvimento dessa pesquisa. Pude deduzir que desenvolver com os alunos as capacidades de representar, interpretar, imaginar e compreender uma experiência estética precisamos de muita pesquisa, prática pedagógica e prática como artista e que essas ações fazem parte de um círculo que gira em constantes mudanças.
Assunto: Clark, Lygia, 1920-1988
Arte - Estudo e ensino
Escultura brasileira
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50948
Data do documento: 13-Dez-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mong Cristina Silva Corrigida Apos Defesa.pdf812.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons