Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50972
Type: Dissertação
Title: As competências do bibliotecário na Sociedade da Informação: o ponto de vista do profissional
Other Titles: The librarian's competencies in Information Society: the professional's point of view
Authors: Karine de Souza Resende
First Advisor: Ricardo Rodrigues Barbosa
First Referee: Dalgiza Andrade Oliveira
Second Referee: Elisângela Cristina Aganette
Third Referee: Frederico Cesar Mafra Pereira
Abstract: Uma das características da Sociedade da Informação é o uso intenso de tecnologias da informação e conhecimento. Diante desta realidade, novas competências são requeridas dos profissionais como o bibliotecário, que precisa adquirir e aplicar conhecimentos, habilidades e capacidades para responder às demandas de seus usuários em um cenário de intensas mudanças de natureza tecnológica e social. O objetivo geral deste estudo foi identificar as competências necessárias para o bibliotecário desempenhar seu trabalho nesta nova sociedade. O profissional é constantemente desafiado a enfrentar as transformações e garantir o domínio de competências adequadas para o trabalho em um ambiente marcado por mudanças contínuas. Assim, caracterizar as competências dos bibliotecários no contexto da contemporaneidade da sociedade da informação apresenta-se como o problema desta pesquisa, que se justifica pela relevância da temática para a área da Ciência da Informação e para a sociedade, sobretudo em razão da abordagem cooperar para a atuação no mercado de trabalho e educação contínua do bibliotecário. A pesquisa, de natureza descritiva e com abordagem quantitativa, envolveu pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário e, para a análise de dados, estatística descritiva e análise estatística e fatorial. Este modelo foi construído com base em 44 assertivas que representam competências para o desempenho profissional do bibliotecário. As competências foram divididas em sete categorias: Pesquisa e Avaliação, Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional, Administração e Supervisão, Tendências e Fundamentos da Profissão, Tecnologia, Serviços de Referência e de Informação e Qualidades Pessoais. O questionário foi aplicado em 94 bibliotecários atuantes na cidade de Belo Horizonte (MG). A estatística descritiva embasou a análise dos dados, com o cálculo de medidas de frequência, médias e desvios padrão. Com o uso do software SPSS Statistics, a análise fatorial foi utilizada para examinar a relação entre as competências do modelo. A pesquisa bibliográfica, resultou na identificação de modelos consolidados na literatura e viabilizou a adaptação de um modelo de competências para subsidiar a elaboração do questionário. Os principais resultados da pesquisa indicam que as dez competências mais valorizadas, na opinião dos profissionais, para desempenho profissional, estão nas categorias Qualidades pessoais, Pesquisa e avaliação, Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional, Administração e Supervisão e Tendências e Fundamentos da Profissão. Por outro lado, as dez competências menos importantes, considerando-se as médias, estão quase todas na categoria Tecnologia, Pesquisa e Avaliação e Qualidades Pessoais. Além disso, na análise fatorial, o fator 1 sintetizou a maioria das competências do modelo proposto, o que resultou em 34 competências neste grupo. Todas as categorias foram contempladas com pelo menos uma competência nesse fator. Acredita-se que os resultados do estudo representam um retrato condizente com a realidade atual do trabalho dos bibliotecários e que a pesquisa contribuiu para a área de conhecimento relativa ao estudo das competências dos bibliotecários, pois os resultados obtidos permitem o reconhecimento de evidências necessárias para o seu desempenho profissional.
Abstract: One of the characteristics of the Information Society is the intense use of information technologies and knowledge. In this reality, new competencies are required of professionals such as the librarian, who needs to acquire and apply knowledge, skills and abilities to respond to these demands in a scenario of intense technological and social changes. The general objective of the research was to identify the librarian’s competencies for their professional performance in this new society. The professional is constantly challenged to face the transformations and ensure appropriate skills for work in an environment marked by continuous changes. Thus, characterizing the competencies of librarians in the context of the contemporaneity of the Information Society is the problem of this research, which is justified by the relevance of the theme for the area of Information Science and society, mainly due to the approach to cooperate for the performance in the labor market and continuous education of the librarian. The descriptive research, with a quantitative approach, used for data collection the bibliographic research and a questionnaire and, for data analysis, descriptive statistics and factor analysis. This model was built with 44 statements that represent competencies for the professional performance of the librarian. The competencies they were divided into seven categories: Research and Evaluation, Continuing Education and Professional Development, Administration and Supervision, Trends and Fundamentals of the Profession, Technology, Reference services and Information and Personal Qualities. The questionnaire was applied to 94 librarians of the city of Belo Horizonte, Brazil. Descriptive statistics supported data analysis with the calculation of frequencies, means and standard deviations. With the software SPSS Statistics factor analysis was used to examine the relationships among the competencies of the model. The bibliographic research resulted in the identification of models consolidated in the literature and enabled the adaptation of a model of competencies model to support the preparation of the questionnaire. The main results of the research indicate that ten competencies most valued, in the opinion of professionals, are in the categories Personal qualities, Research and evaluation, Continuing Education and Professional Development, Administration and Supervision and Trends and Fundamentals of the Profession. On the other hand, the ten least important competencies, considering the averages, are almost all in the category Technology, Research and Evaluation and Personal Qualities. Moreover, in factor analysis, factor 1 synthesized the majority of competencies of the proposed model, which meant the grouping of 34 competencies in this group. All categories were contemplated with at least some competency in this factor. It is believed that the results of the study represent a picture consistent with the current reality of the work of librarians and that the research contributed to the area of knowledge related to the study of professional competency, because the results obtained allow the recognition of evidence necessary for their professional performance.
Subject: Ciência da informação
Bibliotecários
Competência em informação
Desempenho
Estatística de bibliotecas
Educação permanente
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50972
Issue Date: 17-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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