Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/51023
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A ansiedade dos mestrandos e doutorandos em contabilidade
Título(s) alternativo(s): Anxiety in accounting graduate
Autor(es): Weverton Eugênio Coelho
Eduardo Mendes Nascimento
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o efeito que a motivação, a autoeficácia e variáveis sociodemográficas exercem sobre a ansiedade dos mestrandos e doutorandos em Contabilidade. A amostra foi composta por 246 mestrandos e 76 doutorandos de todos os programas de mestrado e doutorado em Contabilidade do Brasil. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o Inventário de Ansiedade Traço, para determinar o nível de ansiedade; a Escala de Autoeficácia Geral Percebida, para levantar o nível de autoeficácia; e a Escala de Motivação Acadêmica, para determinar o nível de motivação intrínseca e extrínseca e de desmotivação. Os dados foram analisados através de regressão linear, utilizando a técnica Stepwise Backward. Os resultados revelaram uma predominância de ansiedade nas discentes do gênero feminino em comparação aos discentes do gênero masculino. Em relação ao objetivo primário do trabalho, concluiu-se que a ansiedade é negativa e significativamente impactada pela autoeficácia. Contudo, ela é positiva e significativamente impactada pela motivação extrínseca por controle externo e pela desmotivação. Concluiu-se, também, que preditores, como o nível de motivação para prosseguir nos estudos, ter idade abaixo de 24 anos, o tipo de pós-graduação (se mestrado ou doutorado), receber apoio psiquiátrico/psicológico, receber bolsa acadêmica, o desempenho e o gênero, são significativos para a análise da ansiedade.
Abstract: This research analyzes the effect of motivation, self-efficacy, and sociodemographic variables on the anxiety of master’s and doctoral’s accounting students. The sample consisted of 246 master’s students and 76 doctoral students from all graduate accounting programs in Brazil. The study used the State-Trait Anxiety Inventory to collect data and determine the participants’ level of anxiety; the General Self-Efficacy Scale to find their level of self-efficacy; and the Academic Motivation Scale to assess their level of intrinsic, extrinsic, and amotivation. Data analysis used backward stepwise linear regression. The results revealed a predominance of anxiety in female students and concluded that anxiety is negative and significantly affected by self-efficacy. It is also positive and significantly affected by extrinsic motivation by external control and by amotivation. Finally, the research identified significant predictors to analyze anxiety such as the level of motivation to continue studying, being under 24 years old, the type of graduate (whether master’s or doctoral), receiving psychiatric/psychological support, receiving an academic scholarship, performance, and gender.
Assunto: Ansiedade
Pós-graduação
Contabilidade
Autoeficácia
Motivação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2020.172020
URI: http://hdl.handle.net/1843/51023
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/172020
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Contabilidade e Organizações
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A ansiedade dos mestrandos e doutorandos em contabilidade.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.