Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51066
Type: Artigo de Evento
Title: "É carnívoro, não é?": aprendendo paleontologia por meio de uma atividade investigativa no ensino fundamental II
Other Titles: "It's carnivorous, isn't it?": learning paleontology through an investigative activity in elementary school II
Authors: Janaina Benjamim Santos
Vanessa Avelar Cappelle Fonseca
Abstract: O presente trabalho aborda o ensino de ciências por investigação, mais especificamente sobre a abordagem investigativa no ensino de paleontologia, pois a mesma apresenta-se como um recurso que pode contribuir para a aproximação entre o conhecimento acadêmico e o que é ensinado no espaço escolar. Teve como objetivo compreender as potencialidades de engajar os estudantes em uma atividade de montagem de um fóssil hipotético, em que foram convidados a participar de práticas típicas da cultura científica, entre as quais, a maneira pela qual os cientistas constroem e validam conhecimentos. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 34 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual e teve como orientação para elaboração da sequência didática o Inquiry and the National Science Education Standards: A Guide for Teaching and Learning que indica elementos essenciais para atividades investigativas em sala de aula. Teve-se como resultado a exposição de pontos de vista, o levantamento de hipóteses e proposição de evidências construídas coletivamente pelos estudantes, ao se engajarem na investigação de diferentes aspectos da biologia de um fóssil hipotético. Portanto, evidencia-se que o ensino de Ciências por investigação propiciou diversas oportunidades de aprendizagem, garantindo a inserção diferenciada de temas relacionados à paleontologia nessa sala de aula, como também possibilitou o desenvolvimento de habilidades científicas. Indica-se também que a atividade realizada representa um dos caminhos possíveis para superar as dificuldades enfrentadas pelos professores quando abordam a paleontologia em suas aulas, notadamente, a pouca diversidade de materiais didáticos que desperta o interesse dos estudantes e os coloque em protagonismo no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The present work addresses the teaching of science by investigation, more specifically on the investigative approach in the teaching of paleontology, as it presents itself as a resource that can contribute to the approximation between academic knowledge and what is taught in the school environment. It aimed to understand the potential of engaging students in an activity of assembling a hypothetical fossil, in which they were invited to participate in typical practices of scientific culture, including the way in which scientists construct and validate knowledge. The activities were developed with a group of 34 students from the 6th grade of elementary school in a state public school and had the Inquiry and the National Science Education Standards: A Guide for Teaching and Learning as a guideline for the elaboration of the didactic sequence, which indicates elements essential for investigative activities in the classroom. The result was the exposition of points of view, the raising of hypotheses and the proposition of evidence built collectively by the students, when they engaged in the investigation of different aspects of the biology of a hypothetical fossil. Therefore, it is evident that the teaching of Science by investigation provided several learning opportunities, ensuring the differentiated insertion of topics related to paleontology in this classroom, as well as enabling the development of scientific skills. It is also indicated that the activity carried out represents one of the possible ways to overcome the difficulties faced by professors when they approach paleontology in their classes, notably, the little diversity of didactic materials that arouses the interest of students and places them in a leading role in the process of teaching and learning.
Subject: Prática pedagógica
Ciências (Ensino fundamental)
Paleontologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: PROEX - PRO-REITORIA DE EXTENSAO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51066
Issue Date: 6-Nov-2020
metadata.dc.url.externa: https://www.even3.com.br/anais/eneci2020/248945-e-carnivoro-nao-e--aprendendo-paleontologia-por-meio-de-uma-atividade-investigativa-no-ensino-fundamental-ii/
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro de Ensino de Ciências por Investigação
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.