Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51070
Type: Dissertação
Title: Os efeitos das narrativas memorialísticas entre a clínica, a política e a estética
Other Titles: The effects of the narrative memoir among clinical practice, politics and aesthetics.
Authors: Amanda Lessa Malta
First Advisor: Andrea Máris Campos Guerra
First Co-advisor: Jacqueline de Oliveira Moreira
First Referee: Marcus André Vieira
Second Referee: Guilherme Massa Rocha
Abstract: A presente investigação busca interrogar os efeitos oriundos da metodologia de intervenção das Narrativas Memorialísticas aos jovens participantes da pesquisa Adolescências e Leis. Esta última foi desenvolvida ao longo dos anos de 2016 e 2018 pelo núcleo de pesquisa Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo (PSILACS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e teve como objetivo investigar os condicionantes subjetivos favoráveis ao enlace e desenlace do jovem ao crime. Para tal foram adotadas, como recurso para coleta de dados, as Narrativas Memorialísticas – uma metodologia de intervenção inovadora ao campo de estudos psicanalíticos–, voltadas à investigação de fenômenos sociais e divididas em três tempos: Narrar, Criar e Partilhar. No primeiro tempo citado, os jovens, em sua maioria negros, moradores de periferias urbanas da cidade de Belo Horizonte, foram convidados a narrar suas histórias de vida sobre livre associação. Essas narrativas foram gravadas e entregues, posteriormente, a artistas convidados do núcleo PSILACS que criaram obras de arte a partir das histórias de vida narradas. A esse tempo de criação acrescentamos as construções teóricas desenvolvidas pelos pesquisadores do núcleo a partir da escuta dos jovens convidados. O tempo da Partilha, por sua vez, foi destinado à construção de um encontro entre os jovens, os pesquisadores, os artistas e as obras de arte produzidas. Posto isso, a presente investigação, tomada como um desdobramento da pesquisa Adolescência e Lei, busca, por meio de entrevistas realizadas com os jovens participantes desta última, e através da análise das narrativas cedidas e do material audiovisual da Partilha, discorrer sobre os efeitos oriundos da participação dos jovens na metodologia de intervenção das Narrativas Memorialísticas. Para tal, nosso percurso de investigação teórica partiu da pergunta: “o que é um efeito para o campo de estudos psicanalíticos?” e desdobrou-se sobre os estudos da articulação entre causa e efeito desenvolvidos, não apenas por autores centrais a esse campo, como Sigmund Freud e Jacques Lacan, mas por filósofos renomados como David Hume e Immanuel Kant. As articulações teóricas entre arte e psicanálise, desenvolvidas por Jacques Lacan ao longo dos anos 1960 e revisitadas por autores contemporâneos, também enriqueceram nosso percurso de investigação sobre os efeitos oriundos da metodologia de intervenção adotada que possui como operador lógico o objeto a.
Abstract: This research seeks to question the effects arising from the intervention methodology of Narrative Memoir towards the young participants of the Adolescencias e Leis research. The latter was developed over the years 2016 and 2018 by the Contemporary Psychoanalysis and Social Tie (PSILACS - Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo) research group of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) and aimed to investigate the subjective conditions that favors tying and untying young people to crime. For this purpose, Narrative Memoir was adopted as a resource for data collection, an innovative intervention methodology in the field of psychoanalytical studies, focused on the investigation of social phenomena and divided into three stages: Narrate, Create and Share. In the first stage, young people, mostly black, living in the urban peripheries of Belo Horizonte, were invited to tell their life stories about free association. These narratives were recorded and later handed over to invited artists from the PSILACS group who created works of art from the narrated life stories. In the Creation stage we added the theoretical constructions developed by the researchers of the group after listening to the young people. The Sharing stage, in turn, was destined to build a connection among the young people, the researchers, the artists and the produced works of art. That said, the present investigation – taken as an unfolding of the Adolescence and Law research – seeks, through interviews with young participants of the latter, and through the analysis of the narratives and the audio-visual material of the Sharing stage, to discuss the effects arising from the participation of the youngsters in the intervention methodology of the Narrative Memoir. To this end, our path of theoretical research began with the question: “what is an effect for psychoanalysis?” and unfolded on the studies of the articulation between cause and effect developed not only by authors central to this field of studies, such as Sigmund Freud and Jacques Lacan, but by renowned philosophers such as David Hume and Immanuel Kant. The theoretical articulations between art and psychoanalysis, developed by Jacques Lacan throughout the 60’s and revisited by contemporary authors, have also enriched our research journey on the effects arising from this intervention methodology that has the object a as its logical operator.
Subject: Psicologia - Teses
Psicanálise - Teses
Arte - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51070
Issue Date: 9-Feb-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMAN_amanda_lessa_malta_versao2021.pdf17.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.