Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51074
Type: Tese
Title: Relações múltiplas entre oralidade e escrita: vogais médias e róticos
Other Titles: Multiple relationship between speech and spelling: mid vowels and rhotics
Authors: Cecília Valle Souza Toledo
First Advisor: Thaïs Cristófaro Alves da Silva
First Referee: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
Second Referee: Maria Mendes Cantoni
Third Referee: José Sueli de Magalhães
metadata.dc.contributor.referee4: Christina Abreu Gomes
Abstract: O objetivo desta tese é investigar as relações múltiplas que se estabelecem entre a fala e a escrita e entre a escrita e a fala na variedade de Belo Horizonte - MG. Quatro categorias linguísticas são consideradas: (1) vogais médias pretônicas, (2) vogais médias postônicas finais, (3) róticos finais em verbos, (4) róticos finais em nomes. Tradicionalmente, as categorias linguísticas analisadas são representadas por uma das seguintes letras: <e, o, r>. Ademais, todas as categorias estão envolvidas em fenômenos fonológicos variáveis que motivam erros ortográficos no decorrer do percurso de escolarização (ALVARENGA et al., 1989; NÓBREGA, 2013). As vogais médias pretônicas e postônicas finais podem ser pronunciadas como vogais altas devido aos fenômenos de alçamento e redução vocálica (VIEGAS, 1995; DIAS; SEARA, 2013). Esses fenômenos fonológicos tendem a motivar erros ortográficos na escrita. Ex: <*minino>, <*patu>. Os róticos finais de verbos e nomes podem ser cancelados por consequência do fenômeno fonológico de cancelamento do R-final (OLIVEIRA, 1997; HUBACK, 2003). Esse fenômeno tende a motivar erros ortográficos na escrita. Ex: <*cantá>, <*celulá>. Considerando-se as aparentes semelhanças entre as categorias (1) e (2) e (3) e (4), buscamos responder a seguinte questão: categorias linguísticas, aparentemente semelhantes, se realizam de forma análoga ou diferente na fala e na escrita de alunos do Ensino Fundamental? Quatro hipóteses foram testadas: (1a) as trocas de <e, o> por <i, u> na escrita persistem, em índices significativamente diferentes, até estágios distintos da escolarização, a depender do contexto acentual: pretônico ou postônico final; (1b) a omissão da letra <r> na escrita persiste, em índices significativamente diferentes, até estágios distintos da escolarização, a depender da classe gramatical: verbo ou nome; (2a) o aumento de vogais médias na fala ao longo dos anos escolares depende do contexto acentual: pretônico ou postônico final; (2b) o aumento do rótico final na fala ao longo dos anos escolares depende da classe gramatical: verbo ou nome. Como se pode ver, esperamos encontrar diferenças na fala e na escrita infantojuvenil, a depender das categorias linguísticas. As hipóteses foram testadas em um conjunto de dados de fala e de escrita de cinquenta crianças do 1°, 3°, 5°, 7° e 9° anos do Ensino Fundamental da cidade de Belo Horizonte – MG. Os resultados alcançados confirmaram as hipóteses de que os erros ortográficos relacionados às vogais pretônicas e postônicas finais, bem como aos róticos finais de verbos e de nomes tendem a perdurar até diferentes estágios da escolarização. Além disso, os resultados trouxeram indícios de que o aprendizado da escrita interfere na produção oral dos indivíduos. Contudo, as interferências da escrita na fala dependem da categoria linguística. Com o apoio dos Modelos de Exemplares (JOHNSON, 1997; BYBEE, 2001; PIERREHUMBERT, 2001; FOULKES; DOCHERTY, 2006; PORT, 2007) e da Teoria dos Sistemas Dinâmicos e Complexos (THELEN; SMITH, 1994, 2003; ELLIS; LARSENFREEMAN, 2009), esses resultados foram interpretados como indícios de que as crianças do Ensino Fundamental gerenciam e reorganizam esquemas múltiplos ao longo da escolarização. A expressão ‘esquema múltiplo’ será utilizada para se referir aos padrões probabilísticos que emergem de múltiplas redes de conexões fonéticas, fonológicas, lexicais, morfológicas, sociais, etc. e podem ser usados para produzir novos padrões gramaticais (LANGACKER, 2000; TOMASELLO, 2000; BYBEE, 2001; CRISTÓFARO-SILVA; GOMES, 2004). Argumentamos que, ao longo da escolarização, os aprendizes acessam os esquemas múltiplos, o que motiva os diferentes estágios de aprendizado da ortografia. Além disso, argumentamos que o conhecimento ortográfico adquirido motiva a reorganização do sistema linguístico. Tal reorganização pode ser mais ou menos evidente, a depender da categoria linguística. Em síntese, pretendemos defender a tese de que as letras são símbolos discretos que se associam a esquemas múltiplos, os quais emergem da interação complexa entre palavras, sequências fonéticas, morfológicas e ortográficas.
Abstract: This thesis aims to investigate the multiple links established between speech and spelling and between spelling and speech for the Brazilian Portuguese spoken in Belo Horizonte. Four linguistic categories in Brazilian Portuguese are assessed: (1) pretonic mid vowels, (2) final posttonic mid vowels, (3) final rhotics in verbs, (4) final rhotics in nouns. The analyzed linguistic categories are traditionally spelt with one of the following letters: <e, o, r>. Additionally, all categories are prone to variable phonological phenomena which may motivate spelling errors during the school years (ALVARENGA et al., 1989; NÓBREGA, 2013). The final pretonic and posttonic mid vowels may be pronounced as high vowels due to vowel raising and reduction (VIEGAS, 1995; DIAS; SEARA, 2013). These phonological phenomena tend to motivate spelling errors in which <e, o> are replaced by <i, u>. Ex: <*minino> ‘boy’, <*patu> ‘duck’. Final rhotics in verbs and nouns may be lost (OLIVEIRA, 1997; HUBACK, 2003). This phenomenon tends to trigger misspelled forms that lack a final <r>. Ex: <*cantá> ‘to sing’, <*celulá> ‘cellphone’. Considering the apparent similarities between categories (1) and (2) and (3) and (4), we seek to answer the following research question: do apparently similar linguistic categories manifest analogous or different behavior in speech and in spelling patterns of elementary and middle school students? Four hypotheses were tested: (1a) the replacement of <e, o> for <i, u> persists in spelling, at significantly different rates, across different phases of schooling, depending on the syllabic position: pretonic or final posttonic; (1b) the loss of letter <r> in spelling persists, at significantly different rates, across different phases of schooling, depending on word class: verb or noun; (2a) the increase in production of mid vowels in speech across the school years depends on the syllabic position: pretonic or final posttonic; (2b) the increase in the production of the final rhotic in speech across the school years depends on word class: verb or noun. We predicted differences in the children's speech and spelling depending on the linguistic categories. The hypotheses were tested on a set of spoken and written data from fifty children from the 1st, 3rd, 5th, 7th and 9th years of elementary and middle school classes in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Results confirmed the hypotheses that spelling errors related to posttonic and final pretonic vowels as well as to final rhotics in verbs and nouns tend to persist at different rates across different stages of schooling. The results evidence that learning to spell affects speech production. However, the effects of spelling in speech depend on the linguistic category. Results are discussed in light of Exemplar Theory (JOHNSON, 1997; BYBEE, 2001; PIERREHUMBERT, 2001; FOULKES; DOCHERTY, 2006; PORT, 2007) and Complex Dynamic Systems Theory (THELEN; SMITH, 1994, 2003; ELLIS; LARSEN -FREEMAN, 2009), which highlight that elementary and middle school aged children manage and reorganize multiple schemas during schooling. The term 'multiple schemas' is adopted to refer to the probabilistic patterns that emerge from multiple networks of phonetic, phonological, lexical, morphological, social connections etc. These relations can generate new grammatical patterns (LANGACKER, 2000; TOMASELLO, 2000; BYBEE, 2001; CRISTÓFARO-SILVA; GOMES, 2004). We argue that students access multiple schemas during schooling, which motivates the different spelling learning stages. We also argue that the learned orthographic knowledge motivates the reorganization of the language system. Such reorganization can be more or less evident, depending on the linguistic category. In summary, we intend to defend the thesis that letters are discrete symbols associated with multiple schemas, which emerge from the complex interaction between words and phonetic, morphological and orthographic patterns.
Subject: Língua portuguesa – Fonologia
Língua portuguesa – Ortografia e silabação
Língua portuguesa – Variação – Belo Horizonte (MG)
Língua portuguesa – Vogais
Língua portuguesa – Português falado – Belo Horizonte (MG)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/51074
Issue Date: 6-Mar-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relações múltiplas entre oralidade e escrita _Cecília Toledo.pdf3.64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons