Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51080
Type: Dissertação
Title: Interferências das Acreditações/Certificações na Gestão de Suprimentos Hospitalares
Authors: Fabiane Cristina Costa
First Advisor: Fatima Ferreira Roquete
First Co-advisor: Antônio Artur de Souza
Abstract: As acreditações e certificações oferecem a possibilidade de os hospitais alcançarem a excelência na prestação de serviços de saúde, sendo uma estratégia gerencial fundamental na busca por uma assistência com mais qualidade e segurança para a melhoria da gestão e dos resultados. Considera-se que a gestão de suprimentos, nos serviços de saúde, seja um dos processos diretamente ligados à gestão da qualidade com vistas à melhoria contínua dos serviços prestados. Neste contexto, é necessário que os hospitais mantenham a estreita articulação entre os processos na cadeia cliente-fornecedor de suprimentos, na qual, os sucessivos elos da cadeia comportam-se como clientes e fornecedores, respectivamente, nas conexões prévias e posteriores. O aprimoramento da qualidade na cadeia cliente fornecedor de suprimentos é um fenômeno ininterrupto que estabelece progressivamente a padronização de processos inter ou intraorganização. O objetivo geral deste estudo foi analisar as interferências das acreditações/certificações na Gestão de Suprimentos da rede de serviços hospitalares próprios da Unimed-BH. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com o método de estudo de caso único. Os participantes foram 18 gestores de suprimentos da rede de serviços próprios da Unimed-BH. Como instrumento para a coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, e, para análise dos dados, adotou-se a técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que os principais pontos positivos referentes às interferências das acreditações/certificações da Unimed-BH, na Gestão de Suprimentos, considerando os processos de Compras, Central de Abastecimento e Farmácias Hospitalares, são: qualificação de fornecedores, seleção e aquisição de insumos, plano de contingências para gerenciamento de estoque, mapeamento e padronização de processos da cadeia cliente fornecedor. Apesar dos benefícios identificados, na visão dos participantes do estudo, é necessário buscar soluções para melhorar a comunicação e a capacitação referentes às acreditações/certificações, em especial no que tange ao Treinamento e Desenvolvimento que mostraram fragilidades. O estudo possibilitou sugerir ações que possam contribuir para a melhoria contínua e desencadear o processo de mudança na cultura organizacional na Gestão de Suprimentos e na cadeia cliente fornecedor integrada, o que, consequentemente, favorecerá a oferta de uma assistência à saúde mais segura e transparente para todos os profissionais de saúde envolvidos. Assim, acredita-se que os resultados desta pesquisa contribuirão com a gestão da rede de serviços próprios da Unimed-BH ao proporcionar conhecimento das interferências das acreditações/certificações nos processos de gerenciamento de suprimentos. O estudo gerou uma dissertação de mestrado, o Trabalho de Conclusão de Mestrado, que, após sua finalização, subsidiou a elaboração do relatório técnico a ser entregue à diretoria da rede própria da Unimed-BH contendo os resultados da pesquisa e sugestões para a melhoria da qualidade na Gestão de Suprimentos.
Subject: Qualidade da Assistência à Saúde
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Acreditação Hospitalar
Serviço de Farmácia Hospitalar
Certificação
Almoxarifado Central Hospitalar
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51080
Issue Date: 25-Aug-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.