Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/51126
Tipo: Tese
Título: Sistematização de lições aprendidas na gestão por processos
Autor(es): Rafael de Carvalho Mendes
Primeiro Orientador: Max Cirino de Mattos
Primeiro membro da banca : Fábio Corrêa
Segundo membro da banca: José Antônio de Sousa Neto
Terceiro membro da banca: Poueri do Carmo Mario
Quarto membro da banca: Ricardo Rodrigues Barbosa
Resumo: Esta Tese apresenta uma proposta de sistematização de Lições Aprendidas em um contexto de Gestão por Processos (GP), distinguindo os conceitos de “Lições Aprendidas” (LA) e “Lições Identificadas” (LI). A proposta parte da discussão sobre como mitigar a dependência humana na retenção e efetivo uso do conhecimento no âmbito da organização. Nesse sentido, aborda a transferência do conhecimento a partir da revisão sistematizada de processos, configurando esse conhecimento como organizacional, e não individual, e propondo prescrever um artefato que apoie esse processo de transferência. Em aderência aos objetivos da pesquisa, por seu caráter prescritivo, foi adotado como método a Design Science Research (DSR), que, além da sua abordagem voltada para a prática, preza pela identificação da relevância da pesquisa e o devido rigor científico em sua execução. Para a consecução do objetivo proposto foi realizada uma revisão de literatura buscando apresentar as relações entre as teorias da Gestão do Conhecimento (GC), LA, e GP, seguido de etapas direcionadas a identificar artefatos relacionados à sistematização do processo de LA, que, aliados à fundamentação obtida a partir da relação entre os construtos base da pesquisa, embasaram uma proposta de um “Modelo integrador de lições aprendidas na gestão por processos”, além de um Mapa conceitual acerca da Interação entre LA, LI, e as dimensões do conhecimento do Modelo SECI. Este trabalho contribui para a academia trazendo maior luz à interação entre os construtos citados sob a ótica da GP, distinguindo o conhecimento organizacional per si daquele produzido pela soma do conhecimento individual de seus funcionários. A partir do Mapa de Interação proposto, são apresentados instrumentos generalizáveis – além de um modelo que os integra – que podem auxiliar na operacionalização deste conhecimento no contexto da GP, caracterizando, nesta contribuição, a relevância prática da pesquisa.
Abstract: This Thesis presents a proposal for the systematization of Lessons Learned in a Process Management (PM) context, distinguishing the concepts of “Lessons Learned” (LA) and “Identified Lessons” (IL). The proposal starts from the discussion on how to mitigate human dependence on the retention and effective use of knowledge within the organization. In this sense, it approaches the transfer of knowledge from the systematic review of processes, configuring this knowledge as organizational, and not individual, and proposing to prescribe an artifact that supports this transfer process. In compliance with the research objectives, due to its prescriptive nature, the Design Science Research (DSR) method was adopted, which, in addition to its approach focused on practice, values the identification of the relevance of the research and the due scientific rigor in its execution. In order to achieve the proposed objective, a literature review was carried out seeking to present the relationships among the theories of Knowledge Management (KM), LL, and PM, followed by steps aimed at identifying artifacts related to the systematization of the LL process, which, allied the reasoning obtained from the relationship between the basic constructs of the research, came to support a proposal for an “Integrating Model of Lessons Learned in Process Management”, in addition to a Conceptual Map about the Interaction between LL, IL, and the dimensions of knowledge of the SECI Model. This work contributes to academia by bringing greater light to the interaction between the constructs from the perspective of PM, distinguishing organizational knowledge per se from that produced by the sum of the individual knowledge of its employees. From the proposed Interaction Map, generalizable instruments are presented - in addition to a model that integrates them - that can help in the operationalization of this knowledge in the context of PM, characterizing, in this contribution, the practical relevance of the research.
Assunto: Ciência da informação
Gestão do conhecimento
Gestão por processos
Aprendizagem organizacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51126
Data do documento: 19-Dez-2022
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