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dc.contributor.advisor1Ney Amorim Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7022433995916161pt_BR
dc.contributor.referee1Eduardo Chahudpt_BR
dc.creatorRaphael Mendonça de Carvalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0055091031504339pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T19:22:17Z-
dc.date.available2023-03-22T19:22:17Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51134-
dc.description.abstractThis work is a case study on the reinforcement of a road viaduct carried out through computational analysis and dimensioning. The viaduct that will be analyzed is located on Avenida Carlos Luz on the Ring Road Celso Mello Azevedo in Belo Horizonte, state of Minas Gerais. The work will present the criteria, technical standards considered, the structural model developed, the loads, the combinations and the development of the calculation for the dimensioning of the structural reinforcement. This work was commissioned to support the financial viability analysis using the carbon fiber fabric reinforcement solution will be presented. The scope of the work will be limited to the dimensioning of the reinforcement of the girders in Ultimate Limit State, the other elements of the structure will not be evaluated, nor it will be verified if the structure meets the other limit states indicated in the Brazilian standards, since these verifications will be carried only in the development of the executive project.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo de caso realizado através de análise computacional e dimensionamento de reforço estrutural de um viaduto rodoviário. O viaduto que será analisado está localizado na Avenida Carlos Luz sobre o Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo no município de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. O trabalho apresentará as premissas, normas técnicas utilizadas, o modelo estrutural desenvolvido, os carregamentos, as combinações e o desenvolvimento do cálculo para o dimensionamento do reforço estrutural da obra de arte especial (OAE) citada. Será apresentada parte do projeto básico que fundamentou a análise de viabilidade financeira utilizando a solução de reforço com tecido de fibra de carbono. O escopo do trabalho será limitado ao dimensionamento do reforço das longarinas no Estado Limite Último, não serão avaliados os demais elementos da infra, meso e superestruturas da OAE nem verificado de a estrutura atende aos demais estados limites indicados nas normas brasileiras, pois, estas verificações serão feitas somente no desenvolvimento do projeto executivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Estruturaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReforço estruturalpt_BR
dc.subjectObras de arte especiaispt_BR
dc.subjectPolímero reforçado com fibra de carbonopt_BR
dc.subject.otherEngenharia de estruturaspt_BR
dc.subject.otherFibras de carbonopt_BR
dc.subject.otherPolímerospt_BR
dc.titleDimensionamento reforço estrutural com tecido de fibra de carbono das longarinas de viaduto para aumento do carregamento suportadopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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