O Adjunto: memórias revisitadas no limiar do primeiro decênio da revista pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA)

Descrição

Tipo

Artigo de periódico

Título alternativo

O Adjunto: memories revisited at the threshold of the first decade of the pedagogical magazine of the Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA)

Primeiro orientador

Membros da banca

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar reflexões sobre o percurso histórico do periódico científico O Adjunto. Procura situar os cursos de aperfeiçoamento dos Sargentos das Armas e o Curso de Adjunto de Comando a partir do espaço singular que é a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) e seu processo pedagógico inserido no contexto do Ensino Militar, reconhecido pela transformação e busca da excelência. Focaliza o periódico da EASA enquanto proposta de valorização da produção do conhecimento escolar derivado de seus cursos, da difusão dos temas operacionais, doutrinários, administrativos, educacionais, sociais, jurídicos entre outros, a fim de constituir os sargentos como colaboradores no processo de ensino e pesquisa da Força Terrestre. O resultado de todo esse movimento histórico e pedagógico se traduz nas edições até então já publicadas e no desejo de que as futuras edições se consolidem como receptáculos e difusores de pesquisas gestadas na EASA e suas interlocuções.

Abstract

The present work aims to present reflections on the historical path of the scientific journal O Adjunto. It seeks to situate the Sergeants in Arms improvement courses and the Command Deputy Course from the singular space that is the School for the Improvement of Sergeants in Arms (EASA) and its pedagogical process inserted in the context of Military Education, recognized for the transformation and pursuit of excellence. It focuses on EASA's journal as a proposal for valuing the production of school knowledge derived from its courses, the dissemination of operational, doctrinal, administrative, educational, social, legal themes, among others, in order to constitute sergeants as collaborators in the teaching and Ground Force research. The result of all this historical and pedagogical movement is reflected in the editions already published and in the desire that future editions consolidate themselves as receptacles and disseminators of research gestated in EASA and its interlocutions.

Assunto

Periódicos brasileiros, Comunicação na ciência, Educação militar

Palavras-chave

Periódico científico, EASA, Produção científica, Educação militar

Citação

Curso

Endereço externo

http://ebrevistas.eb.mil.br/adj/issue/view/877

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por