Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51149
Type: Dissertação
Title: Comportamento de compra de produtos alimentícios in natura por delivery durante a pandemia: o conhecimento gerado a partir de percepções dos consumidores brasileiros
Other Titles: Buying behavior of in natura food products for delivery during the pandemic: the knowledge generated from consumer perceptions
Comportamiento de compra de productos alimenticios in natura para delivery durante la pandemia: el conocimiento generado a partir de las percepciones del consumidor
Authors: Andréa Fraga Dias Campos
First Advisor: Marlusa de Sevilha Gosling
First Referee: Frederico Cesar Mafra Pereira
Second Referee: Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade
Abstract: A experiência da pandemia de Covid-19, a complexidade das relações de consumo e a dinâmica da realidade vivida pela sociedade neste período resultou em um impacto na vida cotidiana dos consumidores, incluindo a compra de produtos alimentícios in natura por delivery. Este estudo teve como objetivo identificar drivers explicativos da intenção de compra e recompra de consumidores brasileiros de produtos alimentícios in natura por delivery durante a pandemia de Covid-19, a partir da percepção dos consumidores brasileiros. Este estudo se justifica, dado que obter informações e conhecimentos adequados podem reduzir erros nas decisões e servir de base para antecipar soluções inovadoras para a satisfação do cliente, garantindo a vantagem competitiva em momentos de crise neste segmento de negócios. Além disso, entende se que identificar as tendências de comportamento do consumidor durante o cenário da pandemia, podem representar o acesso a informações que subsidiarão ações estratégicas para a gestão de negócios, servirão de embasamento para tomada de decisões estratégicas e de aprendizagem organizacional a serem replicadas em outras circunstâncias. Esta investigação é de natureza qualitativa, desenvolvida em duas etapas: uma exploratória e outra explicativa. A primeira etapa da pesquisa teve como instrumento de coleta de dados entrevistas de profundidade e utilizou a Análise de Conteúdo como estratégia para explorar o corpus de conteúdo, evidenciando que os 7 P´s do Marketing de Serviços foram considerados pelos entrevistados como elementos decisivos para a compra de produtos alimentícios in natura por delivery. Além disso, a primeira etapa da pesquisa resultou na identificação de outros construtos que serviram de base para a etapa seguinte. A segunda etapa de pesquisa teve como instrumento de coleta de dados um questionário em escala Likert de 6 pontos para coletar o grau de concordância ou discordância elaborado com os construtos. O banco de dados formado a partir das respostas obtidas neste questionário foi devidamente tratado e analisado pelo método de Coincidence Analysis (cna), um algoritmo executado a partir do Software R®, visando buscar regularidades causais ou coincidências explicativas entre os drivers de intenção de compra e recompra. Esta etapa resultou em mais de uma solução causal explicativa, sendo por isso adotados critérios para a seleção de soluções que melhor explicassem a intenção de compra e recompra, mas que mantivessem garantidas a robustez, confiabilidade, consistência e cobertura nos padrões considerados ideais e com a menor complexidade possível. A cna evidenciou combinações entre os construtos como causalmente explicativas para a intenção de compra e recompra pelos consumidores brasileiros. Portanto, os resultados encontrados nas duas etapas de pesquisa reiteram a importância dos elementos dos 7 P’s do marketing de serviços, da Teoria do Comportamento Planejado, da Experiência do Usuário e os construtos: Satisfação, Confiança e Segurança, Praticidade, Comodidade e Conveniência e Percepção de risco em relação à saúde e ao Covid-19 na percepção de consumidores brasileiros de produtos alimentícios in natura por delivery durante a pandemia de Covid-19.
Abstract: The experience of the Covid-19 pandemic, the complexity of consumer relations and the dynamics of the reality experienced by society in this period resulted in an impact on the daily lives of consumers, including the purchase of in natura food products for delivery. This study aimed to identify drivers that explain the purchase and repurchase intention of Brazilian consumers of in natura food products for delivery during the Covid-19 pandemic, based on the perception of Brazilian consumers. This study is justified, given that obtaining adequate information and knowledge can reduce errors in decisions and serve as a basis for anticipating innovative solutions for customer satisfaction, ensuring competitive advantage in times of crisis in this business segment. In addition, it is understood that identifying trends in consumer behavior during the pandemic scenario may represent access to information that will support strategic actions for business management, will serve as a basis for strategic decision making and organizational learning to be carried out. replicated in other circumstances. This investigation is qualitative in nature, developed in two stages: an exploratory and an explanatory one. The first stage of the research had as an instrument of data collection in-depth interviews and used Content Analysis as a strategy to explore the corpus of content, showing that the 7 P's of services Marketing were considered by the interviewees as decisive elements for the purchase of in natura food products for delivery. In addition, the first stage of the research resulted in the identification of other constructs that served as a basis for the next stage. The second stage of the research had as a data collection instrument a 6-point Likert scale questionnaire to collect the degree of agreement or disagreement elaborated with the constructs. The database formed from the answers obtained in this questionnaire was duly treated and analyzed y the Coincidence Analysis (cna) method, an algorithm executed using the R® Software, aiming to search for causal regularities or explanatory coincidences between the purchase intention drivers. and repurchase. This step resulted in more than one causal explanatory solution, so criteria were adopted for the selection of solutions that best explained the purchase and repurchase intention, but that maintained robustness, reliability, consistency, and coverage in the standards considered ideal and with the least possible complexity. The cna evidenced combinations between the constructs as causally explanatory for the purchase and repurchase intention by Brazilian consumers. Therefore, the results found in the two research stages reiterate the importance of the elements of the 7 P's of service marketing, the Theory of Planned Behavior, User Experience and the constructs Satisfaction, Trust and Security, Practicality, Convenience and Convenience and Perception of risk in relation to health and Covid-19 in the perception of Brazilian consumers of in natura food products for delivery during the Covid-19 pandemic.
Subject: Ciência da informação
Inteligência competitiva (Administração)
Comportamento do consumidor
Experiência do usuário
Gestão do conhecimento - Estudo de casos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/51149
Issue Date: 5-Jul-2022
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