Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51218
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEliane Ferreira Campos Vieirapt_BR
dc.creatorLauro Lima Corrêapt_BR
dc.creatorMarcos Elias Salapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-24T20:37:39Z-
dc.date.available2023-03-24T20:37:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume4pt_BR
dc.citation.spage208pt_BR
dc.citation.epage216pt_BR
dc.identifier.issn2595-2889pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51218-
dc.description.abstractThe present work is a case study carried out at the Cônego Sequeira Municipal School regarding the theme of socio-environmental risks related to the consumption of industrialized foods. It aims to involve and mobilize students in learning scientific knowledge in a more contextualized way and starting from their own reality, proposing a dialogue and reflection on the potentialities and obstacles of using the educational methodology of Problem-Based Learning (PBL) in teaching of Geography, as well as other subjects, in the daily life of Basic Education schools. It can be inferred that the positive aspects prevailed over the negative ones, namely the evolution of students when encouraged to work in groups, the incentive to autonomy, the stimulus to student protagonism, as well as the opportunity to learn scientific content in another methodological format completely different from traditional lectures. Regarding the obstacles, learning difficulties without centralization of teaching by the teacher stand out, conflicting situations that occur during group activities and, finally, resistance of teachers from other disciplines to participate in the educational experience with the use of a new methodological proposal. Therefore, PBL, as it is an active methodology centered on the student as the protagonist in the teaching and learning process, presents itself as a possible alternative for teaching Geography, as well as other school subjects. The methodology presents an alternative to the need for diversification and improvements in the teaching and learning process in the current context of Basic Education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado na Escola Municipal Cônego Sequeira referente à temática dos riscos socioambientais relacionados ao consumo de alimentos industrializados. Tem como objetivo envolver e mobilizar os estudantes na aprendizagem de conhecimentos científicos de forma mais contextualizada e partindo de sua própria realidade, propondo um diálogo e uma reflexão acerca das potencialidades e dos obstáculos do uso da metodologia educacional de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino da Geografia, assim como das demais disciplinas, no cotidiano das escolas de Educação Básica. Pode-se inferir que prevaleceram os aspectos positivos sobre os negativos, sendo eles a evolução dos alunos quando estimulados a trabalhar em grupo, o incentivo à autonomia, o estímulo ao protagonismo estudantil, assim como a oportunidade de aprendizagem dos conteúdos científicos em outro formato metodológico completamente diferente das tradicionais aulas expositivas. Em relação aos obstáculos, destacam-se dificuldades de aprendizado sem a centralização do ensino pelo professor, situações conflituosas ocorridas durante a realização de atividades em grupo e por fim, resistência dos docentes de outras disciplinas em participar da experiência educativa com a utilização de uma nova proposta metodológica. Portanto, a ABP, por se tratar de uma metodologia ativa centrada no aluno como sujeito protagonista no processo de ensino e aprendizagem, apresenta-se como uma alternativa possível para o ensino da Geografia, assim como das demais disciplinas escolares. A metodologia apresenta uma alternativa a necessidade de diversificação e melhorias no processo de ensino e aprendizagem no atual contexto da Educação Básica.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Perspectivas em Educação Básicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subject.otherGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação básicapt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problemas: uma experiência focada nos riscos socioambientais relacionada ao consumo de alimentos industrializadospt_BR
dc.title.alternativeProblem-based learning: an experience focused on socio-environmental risks related to the consumption of processed foodspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://perspectivasemeducacao.blogspot.com/2021/03/aprendizagem-baseada-em-problemas-uma.htmlpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8419-0064pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9943-0224pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.