Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51219
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dc.creatorMarcos Elias Salapt_BR
dc.creatorKênia Santos Morenopt_BR
dc.creatorAmanda Aparecida Pereira Duartept_BR
dc.date.accessioned2023-03-24T20:38:18Z-
dc.date.available2023-03-24T20:38:18Z-
dc.date.issued2020-12-30-
dc.citation.volume33pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage8pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22456/2595-4377.102435pt_BR
dc.identifier.issn2595-4377pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51219-
dc.description.abstractThis work presents a discussion about the organization of SEA (Specialized Educational Attendance) work in a Laboratory School organized full time, realizing several potentials and limitations, which need to be discussed and matured among the entire school community. At the same time, it is necessary to produce knowledge to provide the Legislative Branch with elements that can contribute to the proposal of laws that favor de facto SEND (Special Educational Needs and Disabilities) students, especially when it comes to children with special needs, who spend most of the day in the school environment. The methodology adopted was the Participant Observation, in which the actors/authors are directly involved in the problem presented. As a conclusion, it is considered that Brazil is still in an initial process of discussion for the construction, implementation and consolidation of SEA in schools, despite the Brazilian’s relative antiquity of the legal obligation to offer this educational modality.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma discussão a respeito da organização do AEE (Atendimento Educacional Especializado) num colégio de aplicação organizado em tempo integral, percebendo-se diversas potencialidades e limitações, que precisam ser discutidas e amadurecidas entre toda a comunidade escolar. Paralelamente, é preciso produzir conhecimento para munir o Poder Legislativo de elementos que possam contribuir na proposição de leis que favoreçam os estudantes PAEE (Público-Alvo da Educação Especial) de fato, especialmente quando se trata de crianças com necessidades especiais, que ficam durante boa parte do dia no ambiente escolar. A metodologia adotada foi a observação participante, na qual os atores/autores estão envolvidos diretamente na problemática apresentada. À guisa de conclusão, considera-se que o país inteiro ainda está num processo inicial de discussão para construção, implementação e consolidação do AEE nas escolas, apesar da relativa antiguidade da obrigatoriedade legal da oferta dessa modalidade educacional.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectTempo integralpt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subject.otherEscolas - Organização e administração - Brasilpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEscolas de tempo integralpt_BR
dc.subject.otherPolitica e educaçãopt_BR
dc.titleLimites e possibilidades do Atendimento Educacional Especializado numa escola de tempo integralpt_BR
dc.title.alternativeLimits and possibilities of Specialized Educational Services in a full-time schoolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/102435pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9943-0224pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6787-0110pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6446-7908pt_BR
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