Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrancis Arthuso Paivapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-24T20:39:18Z-
dc.date.available2023-03-24T20:39:18Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.issue7pt_BR
dc.citation.spage1224pt_BR
dc.citation.epage1231pt_BR
dc.identifier.isbn9788579463532pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51220-
dc.description.abstractThe wiki is an environment that allows Collaborative Writing of texts in WEB 2.0 in a cumulative way, the participants can collaborate with the production of an already published text or create a new one, altering or expanding the previous edition made by itself or by another person. This study is justified because the education of CW becomes a challenge, because historically, the school has privileged the teaching of the single production of texts. The general objective of this study is to propose a didactic model of CW for its teaching and learning of students of hi school. Since 2011, we have developed a project of teaching of the EC in wiki with students of the 1st year of vocational courses at the Technical College of UFMG, with good results demonstrated in Paiva (2012). Since then, we have carried out a longitudinal study, which culminated in a research project for 2 years, working with a proposal of a didactic model of CW teaching, based on the acquired experiences, bringing together approaches that presented positive results with new intervention strategies based on the research bibliographical. As a proposal for intervention, in 2018, the didactic model had the creation of groups of editions with participants playing the role of moderator, editor, writer and reviewer, since it was hypothesized that the division of labor could attenuate problems from the EC as unconscious editions, stylistic differences, one writer does not see the work of the other, little planning and fear of editing the text of others.pt_BR
dc.description.resumoA wiki é um ambiente que permite Escrita Colaborativa de textos na WEB 2.0 de forma cumulativa, pois os participantes podem colaborar com a produção de um texto já publicado ou criar um novo, alterando ou expandindo a edição anterior feita por ele mesmo ou por outra pessoa. Este estudo se justifica porque a escolarização da EC torna-se um desafio, na medida em que, historicamente, a escola privilegiou o ensino da produção de texto individualizada. O objetivo geral deste estudo é propor um modelo didático de EC para seu ensino e aprendizagem de alunos de escola técnica profissionalizante de nível médio integrado. Desenvolvemos projeto de ensino da EC em wiki com estudantes do 1º ano de cursos profissionalizantes de nível médio do Colégio Técnico da UFMG, desde 2011, com bons resultados demonstrados em Paiva (2012). Desde então, realizamos estudo longitudinal, o que culminou em projeto de pesquisa há 2 anos, trabalhando com uma proposta de modelo didático de ensino de EC, baseada nas experiências adquiridas, reunindo estratégias que apresentaram resultados positivos com novas estratégias de intervenção com base na pesquisa bibliográfica. Como proposta de intervenção, em 2018, o modelo didático contou com a criação de grupos de edições com participantes desempenhando papéis de moderador, editor, escritor e revisor, pois havia como hipótese que a divisão de trabalho poderia atenuar, o que se confirmou, problemas oriundos da EC como edições inconscientes, diferenças estilísticas, um escritor não enxergar o trabalho do outro, pouco planejamento e receio de editar o texto alheio.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCOLTEC - COLEGIO TECNICOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita colaborativapt_BR
dc.subjectWikispt_BR
dc.subjectProdução colaborativa de textospt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.subject.otherColaboração onlinept_BR
dc.subject.otherWiki (Computação)pt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherEscolarizaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino técnicopt_BR
dc.titleProposta de escolarização da escrita colaborativa em wiki para alunos da educação básica: experiência com projeto de ensino e pesquisa desenvolvido e aplicado em 8 anos consecutivospt_BR
dc.title.alternativeProposal for the schooling of collaborative writing on a wiki for basic education students: experience with a teaching and research project developed and applied in 8 consecutive yearspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://sites-mitte.com.br/anais/simelp/trabalhos.htmpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9083-3342pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.