Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/51231
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Luiz Carlos Villalta | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T12:06:57Z | - |
dc.date.available | 2023-03-27T12:06:57Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 88 | pt_BR |
dc.citation.epage | 95 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-54944-36-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/51231 | - |
dc.description.resumo | A crise do Antigo Regime e a emergência do Império Constitucional do Brasil, ocorridas entre 1788 e 1822, foram processos complexos, ambíguos, não lineares ou cumulativos. À época, os habitantes do Brasil reconheciam-se como paulistas, baianos, pernambucanos etc. e, ao mesmo tempo, entendiam que “ser paulista, pernambucano ou baiano significava ser português, ainda que se tratasse de uma forma diferenciada de sê- lo”, isto é, ser português da América. A identidade “brasileira”, assim, estava ainda em formação e, por vezes, defrontava-se de modo tenso com as identidades locais e com a identidade portuguesa maior. Tais tensões foram estimuladas pelas transformações decorrentes da “interiorização da metrópole”, que, a partir de 1808, grosso modo, implicou a substituição de Lisboa pelo Rio de Janeiro. Nessa situação, Portugal perdeu a primazia e as capitanias do Norte passaram a ser vítimas de uma espoliação aqui centralizada. Os processos de crise do Antigo Regime e de constituição do Império do Brasil e os diálogos identitários que lhes foram correlatos envolveram a produção e a circulação de representações históricas, bem como seus usos em meio aos embates políticos. Nesses processos, as identidades coletivas e as representações históricas foram mobilizadas para legitimar diferentes projetos políticos. Nesta versão resumida da comunicação, vou me ater ao sermão do frei Joaquim do Amor Divino Caneca, de 1822, em que se veem apropriações de autores e textos em comum com aquelas feitas, em 1788-9, por Tiradentes e pelo cônego Luís Vieira da Silva, ambos Inconfidentes de Minas Gerais.3 Luzes, jusnaturalismos escolástico e moderno e apropriações das Restaurações são encontrados no Sermão de Caneca | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Seminário Internacional Cultura Escrita no Mundo Moderno | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jusnaturalismo Luzes Pufendorf Raynal | pt_BR |
dc.subject | Segunda Escolástica Padre Vieira | pt_BR |
dc.subject | Restauração Portuguesa Independência | pt_BR |
dc.subject | Tiradentes | pt_BR |
dc.subject | Restauração Pernambucana Independência do Brasil | pt_BR |
dc.subject | Frei Caneca | pt_BR |
dc.subject.other | Brasil História Império, 1822-1889 | pt_BR |
dc.subject.other | Caneca, frei, 1779-1825 | pt_BR |
dc.subject.other | Tiradentes, 1746-1792 | pt_BR |
dc.subject.other | Silva, Luís Vieira da, 1735- | pt_BR |
dc.title | Identidades coletivas e produção, circulação e usos de representações históricas: do final do Antigo Regime à emergência do Império Constitucional no Brasil (c. 1788-1823) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://iluminuras.art.br/docs/Anais_SICEMM.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.