Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51238
Type: Dissertação
Title: Gestão ágil e clientes cascata: desafios e alternativas para fábricas de software
Authors: Ana Carolina dos Santos Paes
First Advisor: Raoni Barros Bagno
First Referee: Noel Torres Junior
Second Referee: Matheus Luiz Pontelo de Souza
Third Referee: Raoni Barros Bagno
Abstract: Ambientes com mudanças e incertezas demandam uma gestão diferente da chamada orientada ao plano, ou tradicional, em função de alterações nos projetos que envolvem inovação. Métodos denominados “ágeis” se difundiram rapidamente nos últimos anos e atualmente estão presentes em várias áreas de empresas de todos os tipos e tamanhos. Entretanto, essa difusão associada aos pressupostos da gestão ágil a respeito do comportamento do cliente pode ser muito ousada, já que pode suscitar um ponto potencial de conflito nas relações de desenvolvimento de softwares direcionados a setores outrora tradicionais. O campo de estudo e das práticas dos métodos ágeis, buscando aprofundar a respeito da compreensão das necessidades do cliente para levá-las o mais objetivamente possível para a proposição do produto, parece ter negligenciado, especialmente para os latecomers tecnológicos, as necessidades mais primárias de clientes de ambientes tradicionais em sua relação com a abordagem de desenvolvimento em software. Isto posto, este trabalho teve como objetivo identificar os problemas que afetam a gestão ágil de projetos que envolvem clientes associados a contextos considerados mais tradicionais para entender de que forma é possível mitigar esses empecilhos, buscando uma abordagem de projeto com maiores chances de sucesso. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida usando técnicas de coleta e análise de dados típicas de estudo de caso e entrevistas semiestruturadas que contribuíram para auxiliar no desenvolvimento do trabalho. Foi realizada uma pesquisa de campo preliminar e, posteriormente, 7 entrevistas com gestores e 2 entrevistas com clientes que fazem uso dos métodos ágeis de gestão em projetos de software que são aplicados em ambientes voltados para a gestão orientada ao plano. Como resultado, observou-se que existem alguns desafios de integração de “clientes cascata” em projetos de gestão ágil, além de alternativas para contorno e adaptação à gestão ágil. Ademais, foram encontrados alguns motivos de falhas em projetos ágeis, além dos fatores e ações relacionadas ao tipo de gestão buscando o sucesso do projeto.
Abstract: Environments with changes and uncertainties demand a different management from the traditional, due to changes in projects involving innovation. The “agile” methods have spread quickly in recent years and are currently present in various areas of companies of all types and sizes. However, this diffusion associated with the assumptions of agile management regarding customer behavior can be very daring as it can raise a potential point of conflict in software development relationships aimed previously at traditional sectors. The area of study and practices of agile methods search to deepen the understanding in the customer needs to take them as objectively as possible to the product proposition seems to have neglected, especially for technological latecomers, the most primary needs of customers from traditional environments in their relationship with the software development approach. This work aimed to identify the problems that affect the agile management of projects that involve customers associated with contexts considered more traditional to understand how it is possible to mitigate these obstacles, seeking a project approach with greater chances of success. Consequently, the research was developed using data collection and analysis techniques typical of case studies and semi-structured interviews that contributed to assist in the development of the work. A preliminary research was done, afterwards, 7 interviews with managers and 2 with customers who use the agile management methods in software projects that are applied in environments focused on traditional one. Thereby, it was observed that there are some challenges of integrating “waterfall customers” in agile management projects, as well as alternatives for contouring and adapting to agile management. In addition, some reasons for failures in agile projects were found and factors/actions related to the type of management seeking the success of the project. Keywords: agile management, project management
Subject: Inovação
Gestão de projetos
Desenvolvimento de sistemas
Relacionamento com o cliente
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51238
Issue Date: 8-Apr-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Ana Carolina Paes-Mestrado.pdf27/06/20221.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.