Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51253
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dc.contributor.advisor1Airton Marinho da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7372232605874448pt_BR
dc.contributor.referee1Eugênio Paceli Hatem Dinizpt_BR
dc.contributor.referee2Raquel Guimarães Soarespt_BR
dc.creatorMaria Verônica Fragoso Florestapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-27T18:01:21Z-
dc.date.available2023-03-27T18:01:21Z-
dc.date.issued2021-08-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51253-
dc.description.abstractThe study emerged from the demand of the Hospitality sector of the health institution related to the difficulties experienced in the management of human resources and in meeting the time targets for releasing hospital beds. The objective of the study was to analyze the activity of the hospital cleaning team, focusing on the survey of factors that generate delas in the release of beds and time pressure. In the demand statement phase, data and testimonials were collected that enabled a greater understading of the challenge experienced by the Hospitality sector. The interviews with the cleaning team revealed points of difficulty existing in the activity of cleaning the beds and that interfered in the time of release, such as, for example, the difference between the areas of the hospital beds, differences between the types of floor, number of items furniture, bed model, etc. In addition to the aforementioned factors, the unpredictability of hospital discharges and corrective maintenance were also mentioned. After the instruction stage, the hypothesis was raised that all the listed factors, together, would contribute to the increase in cleaning time and, consequently, to the pressure for results, time pressure and absenteeism (a factor that fed back into the cycle and further worsened the difficulties in managing the release of beds within the deadline established by the health institution). To confirm the hypothesis raised, the methodology used was the ergonomic analysis of the work and the specific techniques were the systematic observation of the workers' activity, with regular visits to the hospitalization units, filming and photographs, non-structured interviews and self-confrontation interviews. The follow-up of the workers and the data obtained in the study confirmed the raised hypothesis and the observed points were the basis for the proposal of solutions. The recommendations presented focus on addressing the factors that cause delays in cleaning the beds and, consequently, the origin of time pressure and absenteeism in the sector.pt_BR
dc.description.resumoO estudo surgiu da demanda do setor de Hospitalidade da instituição de saúde relacionada às dificuldades vivenciadas na gestão dos recursos humanos e no cumprimento das metas de tempo de liberação dos leitos de internação. O objetivo do estudo foi analisar a atividade da equipe de limpeza hospitalar com foco no levantamento dos fatores geradores de atrasos na liberação dos leitos e de pressão temporal. Na fase de instrução da demanda, foram coletados dados e depoimentos que possibilitaram maior entendimento do desafio vivenciado pelo setor de Hospitalidade. As entrevistas com a equipe de limpeza revelaram pontos de dificuldade existentes na atividade de higienização dos leitos e que interferiam no tempo de liberação, como por exemplo, a diferença entre as áreas dos leitos de internação, diferenças entre os tipos de piso, número de itens do mobiliário, modelo da cama, etc. Além dos fatores citados, a imprevisibilidade das altas hospitalares e das manutenções corretivas também foram mencionados. Após a etapa de instrução, levantou-se a hipótese de que todos os fatores listados, em conjunto, contribuiriam para o aumento do tempo de limpeza e, consequentemente, para a pressão por resultados, pressão de tempo e absenteísmo (fator que retroalimentava o ciclo e piorava ainda mais as dificuldades na gestão da liberação dos leitos dentro do prazo estabelecido pela instituição de saúde). Para a confirmação da hipótese levantada, a metodologia empregada foi a análise ergonômica do trabalho e as técnicas específicas foram a observação sistemática da atividade das trabalhadoras, com visitas regulares às unidades de internação, filmagens e fotografias, entrevistas não estruturadas e entrevistas de auto-confrontação. O acompanhamento das trabalhadoras e os dados obtidos no estudo confirmaram a hipótese levantada e os pontos observados foram a base para a proposta de soluções. As recomendações apresentadas focam na abordagem dos fatores geradores de atrasos na limpeza dos leitos e, consequentemente, na origem da pressão de tempo e no absenteísmo do setor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ergonomia e Projetos de Situações de Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLimpeza de leitospt_BR
dc.subjectHospitalidadept_BR
dc.subjectHigienização de leitospt_BR
dc.subjectGestão de leitospt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectAbsenteísmopt_BR
dc.subject.otherErgonomiapt_BR
dc.subject.otherLeitos hospitalarespt_BR
dc.subject.otherLimpezapt_BR
dc.subject.otherHospitalidadept_BR
dc.subject.otherAbsenteísmo (Trabalho)pt_BR
dc.titleEstudo da atividade da equipe de limpeza e liberação dos leitos de internação hospitalar : a pressão de tempo na origem do absenteísmopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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