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dc.contributor.advisor1Camila Dias Lopespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272870839920067pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre Fagundes Fariapt_BR
dc.contributor.referee2Monica Bucciarelli Rodriguezpt_BR
dc.creatorRodrigo Gomes Bragapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3880720614070815pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-28T15:04:53Z-
dc.date.available2023-03-28T15:04:53Z-
dc.date.issued2020-09-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51282-
dc.description.abstractHigh school students common mistake some essential concepts of Genetic teaching such as inheritance, the presence of genetic material in all cells of the body and in simple organisms. Perhaps because these concepts have a high degree of abstraction. Therefore, this work proposes to build, apply and evaluate an investigative teaching sequence on genetic inheritance, taking an approach to school inclusion, in a public school in the city of Belo Horizonte. The didactic sequence begins with a problematization involving the film “Extraordinary”, which opens the discussion about the inheritance of the protagonist's syndrome and his school inclusion process. The other proposed activities aim to provide data to support the hypotheses raised by students in the investigative process such as a simulation involving the inheritance of pea characteristics in Mendel's works and an activity of manipulating chromosomes from different samples of a baby with a genetic disease. The individual systematization of the knowledge worked on occurred with the construction of an essay text based on a second problematization. The sequence was applied to a group of sixty students, however only thirty-one deliver completed TALE and TCLE, from whom questionnaires and audios were used for analysis. The results showed that the proposed problematization was able to engage students, who elaborate nine different hypotheses. During the development of activities, the dialogues point to the appropriation of genetic terms by the students (genotype, phenotype, pure, hybrid, among others). The activity also stimulated discussion with peers and provided data analysis and the creation of new hypotheses. The analysis of the questionnaires before and after the sequence shows a great advance in the perception that individuals have equal genetic material in all cells, coming from both parents. The students' perception of the activity was positive, with the majority of students agreeing that the activity helped in the assimilation of new concepts, aroused interest in learning and provided social interaction.pt_BR
dc.description.resumoAlguns conceitos essenciais do ensino de genética como herança, presença de material genético em todas as células do corpo e em organismos simples são equivocados pelos estudantes do ensino médio, talvez por estes conceitos apresentarem um alto grau de abstração. Sendo assim, este trabalho se propõe a construir, aplicar e avaliar uma sequência de ensino com viés investigativo sobre herança genética, tendo uma abordagem da inclusão escolar, em uma escola pública no município de Belo Horizonte. A sequência didática inicia com uma problematização envolvendo o filme “Extraordinário”, que abre a discussão sobre a herança da síndrome do protagonista e o processo de inclusão escolar. As demais atividades propostas visam fornecer dados para subsidiar as hipóteses levantadas pelos estudantes no processo investigativo como uma simulação envolvendo a herança de características de ervilhas nos trabalhos de Mendel e uma atividade de manipulação de cromossomos de um bebê com uma doença genética. A sistematização individual dos conhecimentos trabalhados se deu com a construção de um texto dissertativo a partir de uma segunda problematização. A sequência foi aplicada para um grupo de sessenta estudantes, porém trinta e um entregam o TALE e TCLE devidamente preenchidos, sendo os questionários e áudios destes usados para análise. Os resultados mostraram que a problematização proposta foi capaz de engajar os estudantes, que elaboram nove diferentes hipóteses. Os diálogos apontam a apropriação de termos de genética pelos estudantes (genótipo, fenótipo, puro, híbrido, entre outros) durante o desenvolvimento das atividades. A atividade também estimulou a discussão com os pares e propiciou a análise de dados e formulação de novas hipóteses. A análise dos questionários anterior e posterior a sequência mostra um grande avanço na percepção de que os indivíduos possuem material genético igual em todas as células, vindo de ambos os genitores. A percepção dos estudantes sobre a atividade foi positiva, sendo que a maioria dos estudantes concordaram que a atividade ajudou na assimilação de novos conceitos, despertou o interesse na aprendizagem e propiciou a interação social.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Genéticapt_BR
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherGenéticapt_BR
dc.subject.otherTécnicas de pesquisapt_BR
dc.subject.otherInclusão educacionalpt_BR
dc.titleO estudo da herança genética com viés investigativo e abordagem da inclusão escolar - Análise e construção de uma sequência didáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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