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Type: Monografia (especialização)
Title: Análise descritiva da carga da frota de transporte de uma mineração a céu aberto
Authors: Pedro Henrique Evangelista Porto
First Advisor: Roberto da Costa Quinino
First Referee: Leandro Geraldo Canaan Silveira
Abstract: A melhoria da eficiência das operações de mineração é preocupação crescente entre as empresas. Sabe-se que os custos relacionados ao carregamento e transporte de materiais são os mais representativos nas operações e, portanto, a maximização da capacidade produtiva da frota dilui custos e aumenta as receitas. A produtividade da frota de transporte de uma mineração é composta pelos indicadores de carga média e tempo de ciclo. O aumento da carga média e diminuição do tempo de ciclo maximiza a produtividade da frota de transporte. Neste trabalho, foi feita uma análise estatística da carga média de frota de transporte de uma mineração, composta de 2 modelos de caminhões fora de estrada, e algumas oportunidades para aumento da carga média foram levantadas. As análises indicaram que há diferenças significativas entre as turmas que operam a mina, que a frota de pás carregadeiras apresentou desempenho melhor que a frota de escavadeiras, e que a lavra de estéril é aquela que apresenta maiores dificuldades em termos de carga média. Concluiu-se que há diversas ações que podem ser aprofundadas e tomadas para melhoria da carga média global, como padronização de operadores experientes e novatos entre as turmas, melhor acompanhamento do indicador na rotina, e melhor alocação da frota.
Abstract: The improvement of operational efficiency is a growing concern among mining companies. The costs related to loading and hauling of materials are the most representative in operations, and thus the maximization of the fleet’s productive capacity lowers the costs and increases revenues. The productivity of the haulage trucks fleet in mining is composed by the KPI’s average payload and cycle time. The increase in the payload and reduction in the cycle time maximizes the fleet’s productivity. In this paper, a statistical analysis of the average payload of the truck fleet of a mine site, composed of two different types of off-road trucks, as well as some opportunities to improve the payload, is presented. The analysis indicated that there are significant differences between the crews that operate the mine, that the wheel loaders have better performance than the excavators, and that waste removal has shown to be more difficult in terms of payload. The paper concludes that there are several actions that can be further analyzed and taken, like the balance of skilled and new operators between the crews, better management of the KPI in the routine and better allocation of the fleet
Subject: Estatística
Minas – Métodos estatísticos
Transporte - Produtividade
Estatística – Análise
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Estatística
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51319
Issue Date: 19-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Estatística

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