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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Os efeitos do exercício físico na comunicação, no comportamento e na interação social em pessoas com transtorno do espectro do autismo : revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): The effects of physical exercise on communication, behavior and social interaction in people with autism spectrum disorder : literature review
Autor(es): Priscilla Hatem Pereira
Primeiro Orientador: Ana Amélia Cardoso Rodrigues
Primeiro Coorientador: Nayara Caroline Barbosa Abreu
Primeiro membro da banca : Rafael Coelho Magalhães
Segundo membro da banca: Lidiane Francisca Borges Ferreira
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição caracterizada por déficits persistentes na comunicação social e na interação social, em múltiplos contextos, e a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Estudos mostram que exercícios físicos promovem melhorias motoras, sociais, comunicativas e comportamentais em indivíduos neurotípicos. Apesar dessa evidência, a maioria dos programas de intervenção bem estabelecidos para pessoas com o diagnóstico de autismo não incorpora o exercício físico como elemento central. Portanto, o presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre os efeitos do exercício físico na comunicação, comportamento e interação social em pessoas com TEA. A base de dados MEDLINE (PubMed) e a Biblioteca Virtual em Saúde foram utilizadas como fonte de artigos sobre este tema. Foram identificados 54 artigos, dos quais apenas 8 atendem aos referidos critérios de inclusão. Devido à falta de protocolos validados publicados, os profissionais desenvolvem um programa de treinamento baseado em sua prática sem um processo baseado em evidências para validar e apoiar o seu uso. O estudo do impacto de programas de exercícios físicos em indivíduos com diagnóstico de autismo é essencial para embasar a ciência com evidências de seu benefício e permitir sua incorporação às recomendações oficiais para o tratamento da condição. Além disso, uma vez esclarecido o papel da Educação Física no TEA, esse tema deve ser incorporado oficialmente ao programa dos cursos de graduação. Como considerações finais, destacamos a importância dos profissionais de Educação Física no atendimento de pessoas com diagnóstico de autismo e os benefícios da prática regular de exercícios físicos além do aprimoramento das habilidades motoras. Ademais, este estudo pode ser uma referência para futuras pesquisas relevantes na área.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a condition characterized by persistent deficits in social communication and social interaction across multiple contexts, in the context of restricted, repetitive patterns of behavior, interests, or activities. Studies show that physical exercises promote motor, social, communicative, and behavioral improvements in neurotypical individuals. Despite of that evidence, most of the several well-established intervention programs for people with the diagnosis autism do not incorporate physical exercise as a central element. Therefore, this present study aimed to conduct a literature review on the effects of physical exercise on communication, behavior, and social interaction in people with ASD. MEDLINE (PubMed) database and Biblioteca Virtual em Saúde (the Virtual Health Library) were used as a source of articles in this topic. 54 articles have been identified, of which only 8 meet the referred inclusion criteria. Because of the lack of published validated protocols, professionals develop a training program based on their practice without an evidence-based process to validate and support its use. The study of the impact of physical exercise programs on individuals with the diagnosis of autism is essential to support science with evidence of its benefit and allow its incorporation to the official recommendations for the treatment for the condition. Also, once the role of Physical Education in ASD is clarified, this topic should be officially incorporated to the program of graduated courses. As final considerations, we highlight the importance of Physical Education professionals in the care of people with the diagnosis of autism and the benefits of regular exercise beyond motor skills improvement. In addition, this study can be a reference for future relevant research in the area.
Assunto: Autismo
Exercício físico
Interação social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51332
Data do documento: 27-Ago-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

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