Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51353
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlfredo Ribeiro da Silvapt_BR
dc.creatorFausto Borém de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T22:31:55Z-
dc.date.available2023-03-29T22:31:55Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.issue30pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage13pt_BR
dc.identifier.issn1983 – 5973pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51353-
dc.description.abstractStudy on the performance practices of Brazilian singer Elis Regina in her 1981 rendition of the song “Me Deixas Louca” [“You Drive Me Crazy”], by Mexican composer-singer Armando Manzanero with lyrics version by Brazilian poet Paulo Coelho, recorded in video (REGINA, MANZANERO, COELHO and OLIVEIRA, 2006). Advancing a previous study (PEROTTI and BORÉM, 2016), we analyzed the performance’s two apexes, in which the singer-actress suggests two orgasms. We used the mAVVm method (BORÉM, 2019 e 2016) to describe relationships in the text-sound-image trinomial, matching video frames with body expressions, sound spectrograms of vocal effects and the song lyrics. We also compared Elis Regina's performance style with that of the songwriter-singer (MANZANERO, 2009). The results show the interpretation strategies of Elis Regina to present an innovative, highly integrated and creative discourse in the mass media in the beginning of the 1980s, with which she makes explicit the women’s empowerment to sexual pleasure.pt_BR
dc.description.resumoEstudo sobre as práticas de performance da cantora Elis Regina em sua realização de 1981 da canção Me Deixas Louca, do compositor-cantor mexicano Armando Manzanero, com versão da letra pelo poeta Paulo Coelho, gravada em vídeo (REGINA, MANZANERO, COELHO e OLIVEIRA, 2006). Aprofundando estudo anterior (PEROTTI e BORÉM, 2016), analisamos os dois clímaces da performance, nos quais a cantora-atriz sugere dois ápices sexuais. Utilizamos o método mAVVm (BORÉM, 2019 e 2016), para descrever as relações no trinômio texto-som-imagem, pareando fotogramas de vídeo com expressões corporais, espectrogramas sonoros de efeitos vocais e o texto da canção. Comparamos também o estilo de performance de Elis Regina com aquela do compositor-cantor (MANZANERO, 2009). Os resultados evidenciam as estratégias de interpretação de Elis Regina para apresentar um discurso inovador, altamente integrado e criativo na mídia de massa no início da década de 1980, com o qual explicita o empoderamento da mulher ao prazer sexual.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIASpt_BR
dc.publisher.departmentMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerformance musical de Elis Reginapt_BR
dc.subjectMúsica e sexualidadept_BR
dc.subjectEmpoderamento da mulherpt_BR
dc.subjectAnálise de vídeos de músicapt_BR
dc.subjectTrinômio texto-som-imagempt_BR
dc.subject.otherRegina, Elis, 1945-1982pt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherMúsica - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)pt_BR
dc.subject.otherCanto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)pt_BR
dc.subject.otherSexo na músicapt_BR
dc.titleSensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzaneropt_BR
dc.title.alternativeThe Sensuality and the Sex of Elis Regina in “Me Deixas Louca” [“You Drive Me Crazy”] by Armando Manzaneropt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://anppom-congressos.org.br/index.php/30anppom/30CongrAnppom/paper/view/101pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4769-106Xpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.