Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/51413
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mauro Camilo de Chantal Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9763155547633602 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Myrian Ribeiro Aubin | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Patrícia Valadão Almeida de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | André Barbosa dos Santos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1071191433234737 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T23:34:17Z | - |
dc.date.available | 2023-03-30T23:34:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/51413 | - |
dc.description.abstract | The present dissertation had as objective to research the construction of a performance of the work for piano of the composer Guilherme Nascimento (1970), through the interaction between interpreter and the composer. So far, his piano work consists of three compositions: Os abacaxis não voam [The pineapple does not fly] (2001), Eu só fico louco quando o vento sopra de nor-noroeste [I only goes crazy when the wind blows from the northwest] (2005) e Que doce som de prata faz a língua dos amantes à noite [What a sweet sound of silver makes the tongue of lovers at night] (2008). The research was structured in three parts: biographical survey, study of the compositions using exclusively the score and, finally, the interaction with the composer through interviews, dialogues and performances of the works in his presence. This process led us to understand in a deeper and clearer way about the intentions and ideas of the composer in relation to his work with regard to technical, interpretive and creative aspects. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente Dissertação teve como objetivo de pesquisa a construção de uma performance da obra para piano do compositor Guilherme Nascimento (1970), por meio da interação entre o intérprete e o compositor. Até o momento, sua obra para piano consta de três composições, a saber, Os abacaxis não voam (2001), Eu só fico louco quando o vento sopra de nor-noroeste (2005) e Que doce som de prata faz a língua dos amantes à noite (2008). A pesquisa foi estruturada em três partes: levantamento biográfico, estudo das composições utilizando exclusivamente a partitura e, por fim, a interação com o compositor por meio de entrevistas, diálogos e performances das obras em sua presença. Tal processo nos levou a compreensão de forma mais profunda e clara sobre as intenções e ideias do compositor em relação à sua obra no que diz respeito aos aspectos técnicos, interpretativos e criativos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Guilherme Nascimento | pt_BR |
dc.subject | Interação entre intérprete e compositor | pt_BR |
dc.subject | Música contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Edição musical | pt_BR |
dc.subject.other | Performance musical | pt_BR |
dc.subject.other | Composição (Música) | pt_BR |
dc.subject.other | Nascimento, Guilherme, 1970-. | pt_BR |
dc.title | A construção de uma performance da obra para piano de Guilherme Nascimento (1970): a interação entre intérprete e compositor | pt_BR |
dc.title.alternative | The construction of a performance of the work for piano by Guilherme Nascimento (1970): the interaction between interpreter and composer | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A construção de uma performance da obra para piano de Guilherme Nascimento (1970) A interação entre intérprete e compositor.pdf | 5.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.