Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51416
Type: Monografia (especialização)
Title: Projeto de intervenção para melhorar adesão de pacientes com doença crônicas não transmissíveis ao tratamento prescrito
Authors: Naiara de Almeida Queiroz Santana
First Advisor: Maria Rizoneide Negreiros de Araújo
Abstract: RESUMO A hipertensão arterial sistêmica é um problema de saúde pública, com elevada taxa de morbimortalidade, principalmente na população idosa, por ser uma doença multifatorial que pode levar à incapacidade, acarretar internações hospitalares e custos elevados para o tratamento. É, portanto, importante o monitoramento pelo serviço de saúde e mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida, por parte do portador de hipertensão. Este trabalho tem por objetivo elaborar um plano de intervenção para reduzir a baixa adesão ao tratamento pelos pacientes hipertensos residentes no município de Lassance. Para a fundamentação teórica do plano foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados d Biblioteca Virtual em Saúde e em publicações do Ministério da Saúde. O plano de intervenção foi elaborado seguindo os passos do planejamento estratégico situacional. Espera-se que as ações programadas sejam capazes de contribuir na melhoria da qualidade do acompanhamento dos portadores de hipertensão arterial sistêmica e subsequentemente, reduzir a taxa de morbimortalidade dos portadores de hipertensão arterial sistêmica. Descritores: Hipertensão. Adesão à medicação. Fatores de risco.
Subject: Hipertensão
Fatores de Risco
Adesão à Medicação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família (EAD)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51416
Issue Date: 9-Sep-2022
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD



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