Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51431
Type: Tese
Title: Variabilidade fonética na produção de formas de plural do inglês como segunda língua
Other Titles: Phonetic variability in the production of plural forms of English as a Second Language
Authors: Wellington Araujo Mendes Junior
First Advisor: Thaïs Cristófaro Alves da Silva
First Referee: Ubiratã Kickhöfel Alves
Second Referee: Clerton Barbosa
Third Referee: Maria Mendes Cantoni
metadata.dc.contributor.referee4: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
Abstract: O objetivo desta tese é investigar a variabilidade fonética atestada na produção de formas de plural do Inglês como Segunda Língua (IL2) por falantes brasileiros. A produção de tais formas é avaliada a partir de dois aspectos: (1) alternância de sequências [Cs±] ~ [Cis±] em final de palavra (e.g. cakes [keɪks] ~ *[keɪkis]) e (2) vozeamento da sibilante final (e.g. jobs [dʒɔbz] ~ *[dʒɔps]). Com o intuito de avaliar se uma mudança sonora em curso na língua materna (L1) influencia produções sonoras na segunda língua (L2), também investigamos sequências [Cs±] em emergência no Português Brasileiro (PB), e.g. crepes ['kɾɛ.pis] ~ [kɾɛps] e cheques ['ʃɛ.kis] ~ [ʃɛks]. Este estudo baseia-se, sobretudo, nas predições da Teoria dos Exemplares (JOHNSON, 1997; PIERREHUMBERT, 2001; BYBEE, 2001, 2008, 2016) e da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011). Também são considerados estudos sobre os efeitos da ortografia na produção sonora em L2 (DELATORRE, 2006; SILVEIRA, 2007; COLANTONI et al., 2015). Metodologicamente, este trabalho se pauta nos pressupostos da Fonologia de Laboratório (PIERREHUMBERT; BECKMAN; LADD, 2000). Os dados foram coletados a partir de gravações da produção oral de vinte falantes brasileiros de inglês como segunda língua. Foram utilizados testes de leitura e de contagem de figuras para as investigações de ambas as línguas. A análise estatística dos dados foi realizada com os testes qui-quadrado de Pearson (χ²), Wilcoxon e Kruskal-Wallis. De modo geral, os resultados indicam que sequências [Cs±] são robustas no PB e no IL2, apontando para a influência de dados empíricos da L1 na produção de padrões sonoros da L2, conforme prevê a Teoria de Exemplares. Em termos de ortografia, os resultados indicam que sequências [Cs±] do inglês são favorecidas pelo padrão ortográfico <Ces> independentemente da presença de input escrito, sugerindo que os falantes têm acesso a padrões ortográficos pré-ativados na cognição. Adicionalmente, constatou-se que o desvozeamento de encontros consonantais em limite de palavra se encontra em curso tanto no PB quanto no IL2. Especificamente no IL2, observamos que os indivíduos fazem uso de dois padrões fonológicos da L1: por vezes vozeiam as sibilantes devido à vogal em sequência (e.g. bags are [bӕɡzɑːr]) e por vezes não as vozeiam devido à dessonorização consonantal (e.g. bags are [bӕksɑːr]), conduzindo à produção de formas-alvo e não alvo. Em termos de Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, sugerimos que há uma competição entre o contexto fonológico seguinte e o fenômeno de dessonorização consonantal. Os resultados também se alinham às premissas da Teoria de Exemplares, que prevê que o detalhe fonético fino - seja ele associado a padrões sonoros estáveis, alofônicos ou emergentes - é utilizado para a construção das representações fonológicas da L2.
Abstract: The aim of this thesis is to investigate the phonetic variability attested during the production of plural forms in English as a Second Language by Brazilian speakers. Production of such forms is evaluated from two aspects: (1) alternation of word-final [Cs±] ~ [Cis±] sequences (e.g. cakes [keɪks] ~ *[keɪkis]) and (2) sibilant voicing (e.g. jobs [dʒɔbz] ~ *[dʒɔps]). In order to assess whether an ongoing L1 sound change influences L2 productions, we also investigated emerging [Cs±] sequences in Brazilian Portuguese (BP), e.g. crepes [kɾɛpis] ~ [kɾɛps] and cheques [ʃɛkis] ~ [ʃɛks]. This study is mainly grounded on the assumptions of Exemplars Theory (JOHNSON, 1997; PIERREHUMBERT, 2001; BYBEE, 2001, 2008, 2016) and Complex Dynamic Systems Theory (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011). Studies on the effects of orthography on L2 speech are also considered (DELATORRE, 2006; SILVEIRA, 2007; COLANTONI et al., 2015). Methodologically, this work is based on the premises of Laboratory Phonology (PIERREHUMBERT; BECKMAN; LADD, 2000). Data collection involved speech recordings of twenty Brazilian speakers of L2 English. Reading and picture counting tests were adtopted for the investigations of both languages. Statistical analyses were performed using Pearson's chi-square (χ²), Wilcoxon and Kruskal-Wallis tests. Overall, results indicate that [Cs±] sequences are robust in both BP and L2 English, pointing to the influence of empirical L1 data on the production of L2 sound patterns, as predicted by Exemplars Theory. In terms of orthography, results indicate that English [Cs±] sequences are favored by the orthographic pattern <Ces> regardless of the presence of written input, suggesting that speakers have access to pre-activated spelling patterns in their cognition. Additionally, it was found that word-final devoicing constitutes an ongoing sound change in both BP and L2 English. We also found that L2 learners tend to borrow two phonological patterns from their L1: sometimes they voice sibilants due to a following word-initial vowel (e.g. bags are [bӕɡzɑːr]) and sometimes they do not voice sibilants due to word-final devoicing (e.g. bags are [ bӕksɑːr]), leading to the production of both target and non-target forms. In terms of Complex Dynamic Systems Theory, we suggest that there is a competition between the following phonological environment and the phenomenon of word-final devoicing. Results are also in line with the assumptions of Exemplars Theory, which predicts that fine phonetic detail - be it associated with stable, allophonic or emerging sound patterns - is used to build L2 phonological representations.
Subject: Língua inglesa – Fonética
Língua inglesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Língua inglesa – Flexão
Aquisição de segunda linguagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51431
Issue Date: 10-Feb-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.