Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51463
Type: Artigo de Periódico
Title: Itinerários e visões da cidade: cenários educativos no museu regional do sul de minas gerais
Authors: Jezulino Lúcio Mendes Braga
Laudiene Aparecida Maciel
Maria Fernanda Bertholdo
Abstract: Esse texto apresenta dados de ações educativas realizadas no ano de 2015 no Museu Regional do Sul de Minas Gerais na cidade de Campanha. Trata-se de projeto desenvolvido no curso de História da UEMG intitulado Itinerários e Visões da Cidade: Educação para o Patrimônio na Relação com as Narrativas Visuais da História. Apresentamos uma das ações do projeto desenvolvida com alunos da educação básica no ambiente museal em que debatemos a interpretação da história por meio da cultura material. Por meio da exposição do museu, estudantes e professores ressignificaram sua visão de história na relação com a memória e potencializaram a discussão sobre a narrativa pública da história da cidade proposta no museu. Como metodologia foram realizadas visitas mediadas ao museu e a bens tombados no espaço urbano; entrevistas semi-estruturadas com professores da Escola Municipal Dom Othon Motta; consulta ao banco de dados da prefeitura; pesquisa sobre memorialistas de Campanha/MG.De acordo com os professores o museu mostrou-se um espaço potente para discussão da história da cidade. Os estudantes, por sua vez, aproximaram-se empaticamente da história regional na interpretação da narrativa visual proposta pelo museu. Com esta pesquisa compreendemos as potencialidades de aprendizagens da história no trabalho com fios de memória tecidos por disputas simbólicas, em que estão presentes gestos de esquecimento, exercícios de rememoração e intencionalidades educativas.
Abstract: This text presents data of educational actions carried out in 2015 at the Regional Museum of the South of Minas Gerais in the city of Campanha. It is a project developed in the course of History of the UEMG entitled Itineraries and Visions of the City: Education for the Heritage in Relation with the Visual Narratives of History. We present one of the actions of the project developed with students of basic education in the museum environment in which we debate the interpretation of history through material culture. Through the exhibition of the museum, students and professors re-signified their vision of history in relation to memory and potentiated the discussion about the public narrative of the history of the city proposed in the museum. As a methodology, mediated visits were made to the museum and to goods found in urban space; Semistructured interviews with teachers of the Dom Othon Motta Municipal School; Consultation with the city's database; Research on memorialists of Campanha / MG. According to the teachers the museum proved to be a potent space for discussion of the history of the city. The students, in turn, empathically approached regional history in the interpretation of the visual narrative proposed by the museum. With this research we understand the learning potential of history in the work with threads of memory woven by symbolic disputes, in which are present gestures of forgetfulness, exercises of recollection and educational intentionalities.
Subject: Museus
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51463
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://mnemosinerevista.com/index.php/revista/issue/view/21
metadata.dc.relation.ispartof: Mnemosine
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.