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http://hdl.handle.net/1843/51481
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ely Bergo de Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T14:00:15Z | - |
dc.date.available | 2023-04-03T14:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.volume | 36 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 28 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1980-436920170000000011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-4369 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/51481 | - |
dc.description.abstract | The representations found in textbooks are one of the elements that report the historical awareness produced in a modern society. The objective of this study is to understand the representations of industrialization and how they are associated with the idea of progress in Brazilian history textbooks for high school, published between 1972 and 2012. Through the analysis of 88 books, it was clear, initially, that the history of the representation of progress can be presented as a “national redemption”. Subsequently, the discourse of progress is shifted to social inequality and, only in the twentyfirst century, did environmental inequality begin to be discussed. However, the persistence of a representation of industrialization as progress continues to be part of the academic narrative of the history of Brazil. | pt_BR |
dc.description.resumo | As representações presentes nos livros didáticos são um dos elementos que informam a consciência histórica produzida em uma sociedade moderna. O objetivo desta pesquisa é entender as representações de industrialização e como elas estão associadas à ideia de progresso nos livros didáticos de história do Brasil voltados para o Ensino Médio e publicados entre 1972 e 2012. Da análise de 88 livros, depreende-se, inicialmente, que a história da representação de progresso pode ser apresentada como a “redenção nacional”. Posteriormente, o discurso de progresso é deslocado para a desigualdade social e, apenas no século XXI, a desigualdade ambiental começa a ser problematizada. Todavia, a persistência de uma representação da industrialização como progresso continua a fazer parte da narrativa escolar da história do Brasil. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | História (São Paulo) | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Progresso | pt_BR |
dc.subject | Industrialização | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject.other | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.other | História do Brasil (Ensino médio) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Industrialização | pt_BR |
dc.subject.other | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.title | Industrialização enquanto progresso nos livros didáticos de história do Brasil, 1972-2012 | pt_BR |
dc.title.alternative | Industrialization through progress in Brazilian History textbooks, 1972-2012 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.scielo.br/j/his/a/mF4sGsBzCxRm7CGQmqBwWtb/abstract/?lang=pt | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9271-9033 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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