Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51495
Type: Monografia (especialização)
Title: Implementação de SGQ baseado na ABNT NBR ISSO 9001:2015 em empresa de execução de fundações profundas de médio porte
Other Titles: Implementation of QMS based on ABNT NBR ISO 9001:2015 in a medium-sized company that performs deep foundation
Authors: Mariana Tertuliano dos Santos
First Advisor: Danielle Meireles de Oliveira
First Referee: Marys Lene Braga Almeida
Abstract: A Gestão da Qualidade é um conjunto de ações que permitem gerenciar uma organização, tendo como objetivo a qualidade dos serviços prestados ou produtos entregues e a satisfação do cliente. Nesse contexto, existe a ABNT NBR ISO 9001:2015, norma certificável que estabelece os critérios para um Sistema de Gestão da Qualidade. Para a construção civil brasileira, essa norma se traduz por meio de alguns programas, como o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), programa do Governo Federal que busca garantir a qualidade e a produtividade do setor da construção a partir da sua modernização. A implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQs) na construção civil, apesar de desafiadora, traz inúmeras vantagens, como a diferenciação competitiva, a fidelização dos clientes, o aumento de produtividade, a redução de desperdícios e a qualificação dos colaboradores. No setor de fundações, essencial a qualquer tipo de obra, a abordagem da gestão da qualidade é um tema recente, porém extremamente promissor. Esse trabalho buscou investigar a implementação de um SGQ baseado na ABNT NBR ISO 9001:2015 em uma empresa de médio porte que executa fundações profundas. Como resultados, foi possível propor algumas ações para todos os setores da empresa, incorporando conceitos da ABNT NBR ISO 9001:2015 ao dia-a-dia da empresa estudada. Para a Diretoria, por exemplo, sugeriu-se a análise do contexto da organização por meio da elaboração de uma matriz SWOT, capaz de identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Ao setor comercial, sugeriu-se a criação de uma pesquisa NPS, com foco na opinião dos clientes relacionada à sua satisfação com os serviços prestados. Aos demais setores, também foram propostas diversas ações. Observou-se que é possível traduzir e aplicar conceitos da ABNT NBR ISO 9001:2015 nos procedimentos diários da empresa estudada e com isso garantir maior qualidade nos serviços prestados e maior satisfação dos clientes. Este trabalho pode servir como base para demais empresas que executam fundações profundas e que visam implementar ou aprimorar seus SGQs.
Abstract: Quality Management is a set of actions that allow managing an organization, aiming at the quality of services provided or products delivered and customer satisfaction. In this context, there is ABNT NBR ISO 9001:2015, a certifiable standard that establishes the criteria for a Quality Management System. For Brazilian civil construction, this norm is translated through some programs, such as the Brazilian Habitat Quality and Productivity Program (PBQP-H), a Federal Government program that seeks to guarantee the quality and productivity of the construction sector based on of its modernization. The implementation of Quality Management Systems (QMSs) in civil construction, despite being challenging, brings numerous advantages, such as competitive differentiation, customer loyalty, increased productivity, reduced waste and employee qualification. In the foundation sector, essential to any type of work, the approach to quality management is a recent topic, but extremely promising. This work sought to investigate the implementation of a QMS based on ABNT NBR ISO 9001:2015 in a medium-sized company that performs deep foundations. As a result, it was possible to propose some actions for all sectors of the company, incorporating ABNT NBR ISO 9001:2015 concepts into the day-to-day of the studied company. For the Board of Directors, for example, it was suggested to analyze the context of the organization through the elaboration of a SWOT matrix, capable of identifying strengths, weaknesses, threats and opportunities. For the commercial sector, the creation of an NPS survey was suggested, focusing on the opinion of customers regarding their satisfaction with the services provided. To the other sectors, several actions were also proposed. It was observed that it is possible to translate and apply concepts from ABNT NBR ISO 9001:2015 in the day-to-day procedures of the studied company and thereby ensure greater quality in the services provided and greater customer satisfaction. This work can serve as a basis for other companies that perform deep foundations and that aim to implement or improve their QMSs.
Subject: Construção civil
Fundações (Engenharia)
Normas técnicas (Engenharia)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Construção Civil
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51495
Issue Date: 23-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Construção Civil

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