Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51533
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luciana de Oliveira Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050402328968536pt_BR
dc.contributor.referee1Carolina Bottosso de Mourapt_BR
dc.contributor.referee2Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.creatorRoberta Santana Barroso Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4967808632456103pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-04T12:55:23Z-
dc.date.available2023-04-04T12:55:23Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51533-
dc.description.abstractMobile technologies are part of daily life actions, and it is not surprising that their potentialities and mechanisms are considered in the context of learning. Thus, this teaching project is aimed at New High School (NEM) students due to the fact that the use of mobile applications open to multiple connections such as WhatsApp is widely disseminated among young people, thus becoming a powerful resource that favors the integration of reading and writing practices in updating their literacies. Therefore, it is strongly recommended to insert these resources in the school context, mainly to achieve behaviors and ways of thinking and acting that are different from the traditional ones. The potential of mobile devices makes them an important tool for the development of motivational learning strategies. At the same time, they provide students with the development of a variety of skills, as they facilitate the interaction between their digital social skills and a more positive attitude towards building knowledge. For this reason, the greater involvement of students in the use of mobile applications is considered relevant, establishing a connection with their realities. The idea is to get them to expand collaboration through instant messaging for meaningful learning, favoring the improvement of their perceptions about attentive reading and writing. This proposal aims to develop literate practices with students that value the integration between areas of knowledge in solving everyday problems mediated by technologies in order to manage Mobile Digital Literacy (LDM). In this sense, it favors the socio-critical maturation of the students, enabling reconfigurations of their skills as readers and producers of multimodal texts in their social interactions, articulated to the communicative processes. The use of WhatsApp instant messaging can serve as a way to redefine such skills in cyberculture. The intention of this material is to provide subsidies for teachers to start a process of planning pedagogical activities, encouraging the use of TDIC in the development of the multiplicity of skills in reading in the most varied media. In addition, the importance of a greater engagement of teachers is highlighted so that they work in the classroom with themes and materials that are closer to the language of the students. To this extent, we seek to expand the possibilities related to Mobile Digital Literacy and an awareness of the importance of curating information in the digital universe. It is expected that the proposal can collaborate with the teachers' pedagogical practices in order to develop capacities related to digital literacy and the possibilities of a constructive character in the formation of critical-reflective readers.pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias móveis fazem parte das ações da vida diária, e não é de surpreender que sejam consideradas suas potencialidades e mecanismos no contexto da aprendizagem. Assim, este projeto de ensino está voltado para os alunos do Novo Ensino Médio (NEM) pelo fato de que o uso de aplicativos móveis abertos a múltiplas conexões como o WhatsApp se encontra amplamente disseminado entre os jovens, tornando-se assim um potente recurso que favorece a integração das práticas de leitura e escrita na atualização de seus letramentos. Portanto, é fortemente recomendado inserir esses recursos no contexto escolar, principalmente para alcançar comportamentos e formas de pensar e agir diferentes das tradicionais. O potencial dos dispositivos móveis torna-os uma importante ferramenta para o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem motivacionais. Ao mesmo tempo, eles proporcionam aos alunos o desenvolvimento de uma variedade de competências, uma vez que facilitam a interação entre as suas competências sociais digitais e uma atitude mais positiva de construir conhecimento. Por este motivo, considera-se relevante o maior envolvimento dos alunos na utilização dos aplicativos móveis estabelecendo uma ligação com suas realidades. A ideia é levá-los a expandir a colaboração por meio de mensagens instantâneas para uma aprendizagem significativa favorecendo o aprimoramento de suas percepções acerca da leitura e escrita atenta. Essa proposta tem por objetivo desenvolver com os estudantes práticas letradas que valorizem a integração entre as áreas do conhecimento na resolução de problemas no cotidiano mediadas pelas tecnologias a fim de agenciar o Letramento Digital Móvel (LDM). Nesse sentido, propicia o amadurecimento sócio-crítico dos alunos possibilitando reconfigurações de suas habilidades como leitores e produtores de textos multimodais nas suas interações sociais, articuladas aos processos comunicativos. A utilização das mensagens instantâneas do aplicativo WhatsApp pode servir como caminho para ressignificação de tais habilidades na cibercultura. A pretensão deste material é dar subsídios para que os professores iniciem um processo de planejamento de atividades pedagógicas fomentando a utilização das TDIC no desenvolvimento da multiplicidade de competências na leitura nas mais variadas mídias. Além disso, salienta-se a importância de um maior engajamento dos professores para que trabalhem em sala de aula com temáticas e materiais que estejam mais próximos à linguagem dos alunos. Nessa medida, busca-se ampliar as possibilidades relacionadas ao Letramento Digital Móvel e uma conscientização sobre a importância da realização da curadoria das informações no universo digital. Espera-se que a proposta possa colaborar com as práticas pedagógicas dos professores a fim de desenvolver as capacidades relacionadas aos letramentos digitais e as possibilidades de caráter construtivo na formação leitores críticos-reflexivos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentos digitaispt_BR
dc.subjectLetramento Digital Móvelpt_BR
dc.subjectWhatsapppt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleChama no Zap: estratégias para o desenvolvimento do ser digitalmente letradopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0133-6230pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHAMA NO ZAP ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER DIGITALMENTE LETRADO ATAS.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.