Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51551
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dc.creatorJonathan Simões Freitaspt_BR
dc.creatorPaulo Vítor Guerrapt_BR
dc.creatorLeonel Del Rey de Melo Filhopt_BR
dc.creatorThalita Meyli Lin Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2023-04-04T15:38:37Z-
dc.date.available2023-04-04T15:38:37Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.identifier.issn2177-3866pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51551-
dc.description.resumoIntrodução Nas últimas duas décadas, vários trabalhos têm enfocado o estudo das chamadas “ferramentas de estratégia”. Contudo, em geral, essas pesquisas negligenciam as “tecnologias organizacionais” (e.g. as oficinas de trabalho), focando exclusivamente em ferramentas analíticas. Dar aos workshops um lugar de destaque na pesquisa pode ser uma via promissora para atender aos recorrentes apelos por uma melhor combinação dos níveis “macro” e “micro” da formação de estratégia. Além disso, pode fornecer um melhor entendimento de como essas oficinas são desenvolvidas e usadas na prática gerencial. Problema de Pesquisa e Objetivo Os workshops, apesar de serem uma das principais tecnologias organizacionais usadas na prática da estratégia, foram estudados apenas de forma ampla e introdutória até o momento. Falta, ainda, um adequado delineamento do workshop como um objeto de pesquisa abrangente em estratégia, posicionando-o no contexto da diversidade de frentes de investigação já abertas pela tradicional pesquisa sobre planejamento estratégico, enriquecida por sua retomada a partir da perspectiva da estratégia-como-prática. Contribuir para preencher esta lacuna é o objetivo deste artigo. Fundamentação Teórica Os workshops são elementos macroprocessuais constituídos a partir de uma microdinâmica, não apenas discursiva, mas que combina intercurso social e materialidade, para a formação de estratégias intencionadas em episódios de estratetização que pontuam o fluxo de atividades cotidianas dos estrategistas. A pesquisa operacional soft, enquanto um campo dedicado à tomada de decisão coletiva em contextos que demandam interação social para a estruturação do problema em questão, tem sobressaído como um outro fórum de destaque para o nascente debate acadêmico acerca de workshops de planejamento. Discussão Apresenta-se um framework conceitual para se fazer sentido das pesquisas - passadas e futuras - sobre workshops de estratetização. Nele, as “oficinas de trabalho” foram localizadas no contexto dos processos e práticas de formação de estratégia. Estes níveis “macro” e “micro” se relacionam por uma dinâmica de instanciação progressiva dos episódios de estratetização a partir do fluxo de atividades cotidianas dos estrategistas. Afinal, nestas, podem surgir questões estratégicas, cujo conteúdo seja importante o suficiente para disparar - e sustentar ao longo do tempo - a realização dos workshops. Conclusão Mais de uma dezena de artigos publicados em periódicos de alto impacto internacional foram detalhadamente revisados, bem como vários outros trabalhos de escopo temático mais abrangente, mas notadamente relevantes para contextualizar e fornecer uma estrutura para a pesquisa sobre workshops de estratégia. Os principais elementos conceituais destacados por essas publicações e a maneira como eles são usualmente relacionados foram, então, sintetizados em um framework pictórico que pode servir como referência para o direcionamento de novas investigações acadêmicas sobre essas oficinas de trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSeminários em Administração - SEMEADpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWorkshoppt_BR
dc.subjectOficina de trabalhopt_BR
dc.subjectProcesso de formação de estratégiapt_BR
dc.subject.otherFórum (Debates)pt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleO workshop como um objeto de pesquisa em estratégiapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://login.semead.com.br/21semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=605pt_BR
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