Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51558
Type: Dissertação
Title: Caracterização e análise da localização das instalações logísticas para entrega urbana em Belo Horizonte
Authors: Gabriela Pereira Lopes
First Advisor: Leise Kelli de Oliveira
First Co-advisor: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira
First Referee: Lilian dos Santos Fontes Pereira Bracarense
Second Referee: Rodrigo Affonso de Albuquerque Nobrega
Abstract: A logística urbana pode ser definida como o gerenciamento do fluxo de cargas inserido na complexidade das cidades. Uma das causas dessa complexidade é o processo de urbanização acelerado que aliado a políticas públicas insuficientes ou mal direcionadas tem gerado consequências para a mobilidade urbana. A distribuição urbana de mercadorias é indispensável para o bom funcionamento das cidades, no entanto, historicamente observa-se pouca atenção dada a essa atividade tanto na área acadêmica quanto na área política. Nesse contexto, este trabalho determinou o modelo de geração de viagens de carga, originadas a partir dos armazéns localizados em Belo Horizonte, com intuito subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas que orientem de forma mais coerente a localização destas instalações logísticas. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa que coletou informações sobre características morfológico-funcionais e fatores que influenciam na atual localização dos armazéns. Além do modelo de geração de viagens, é analisada a correlação espacial da localização dos armazéns e destinos das entregas (i) com dados demográficos e socioeconômicos; e (ii) com o uso do solo. Os resultados apontam que 78% dos armazéns de Belo Horizonte estão localizados até 5 km do Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo. Essa preferência se deve à facilidade de acesso à infraestrutura viária tanto no momento da chegada das mercadorias quanto no momento da distribuição urbana, sendo esse último o fator mais decisivo, tendo em vista que os distribuidores se ocupam prioritariamente dessa etapa. O custo das instalações tem maior impacto na localização dos armazéns se comparado com a proximidade com o mercado consumidor. Porém, a proximidade com o mercado consumidor é considerada para a definição da localização dessas instalações logísticas. Os resultados também indicam que 62% dos armazéns não internaliza completamente os impactos relacionados às operações de carga e descarga e, 83% não internaliza os impactos relativos ao estacionamento dos veículos de transporte individual atraídos para as instalações logísticas. Dessa forma, é importante que o poder público licencie esses empreendimentos, evitando microlocalizações de armazéns em locais inadequados e proporcionando, também, a adoção de projetos com internalização dos seus impactos negativos.
Abstract: City logistics can be defined as the goods’ flow management inserted in the complexity of cities. One of the causes of this complexity is the accelerated urbanization process, which, together with insufficient public policies, has made consequences for urban mobility. The urban goods distribution is essential for the functioning of the cities; however, historically low attention has been paid to this activity in academic and political areas. In this context, this work determined the warehouse freight trip generation model to support the development of public policies that guide the location of these logistics facilities. For that matter, a survey was conducted which collected information about morphological-functional characteristics and factors that influence the current position of the warehouses. Beyond the freight trip generation model, the spatial correlation of the location of warehouses and destinations of deliveries (i) with demographic and socioeconomic data being analyzed; and (ii) with land use. The results showed that 78% of the warehouses in Belo Horizonte are located up to 5 km from the Celso Mello Azevedo Highway Ring. This preference is due to the road infrastructure easy access, both at the goods time of arrival and at the of urban distribution time, the latter being the most significant factor, given that distributors are primarily concerned with this stage. The facilities costs have a more significant impact on the warehouse's location compared to the proximity to the consumer market. However, the consumer market proximity is considered for these logistics facilities location definition. The results also indicate that 62% of the warehouses do not internalise the impacts related to loading and unloading operations, and 83% do not internalise the impacts associated with the parking of the individual transport vehicles attracted to the logistics facilities. In this way, it is essential for public authorities to license these enterprises, avoiding micro-localisation of warehouses and allowing the adoption of projects with the internalization of their negative impacts.
Subject: Transportes
Logística empresarial
Distribuição de mercadorias
Logística empresarial - Belo Horizonte (MG)
Transporte de mercadorias
Solo urbano - Uso
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/51558
Issue Date: 19-Feb-2018
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