Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51575
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCíntia de Azevedo Lourençopt_BR
dc.creatorCélia da Consolação Diaspt_BR
dc.creatorGercina Ângela de Limapt_BR
dc.creatorBenildes Coura Moreira Dos Santos Maculanpt_BR
dc.creatorElisangela Cristina Aganettept_BR
dc.date.accessioned2023-04-04T20:40:26Z-
dc.date.available2023-04-04T20:40:26Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage69pt_BR
dc.citation.epage88pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24208/rebecin.v7i2.203pt_BR
dc.identifier.issn23583193pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51575-
dc.description.abstractThe adoption of the RDA standard by Brazilian libraries is a reality that demands reflection and sharing of experiences. In this sense, the teaching of the RDA in librarianship courses is a priority to prepare future professionals for this transition and its implementation, but it also presents itself as a challenge. In this work, the experience of the librarianship course of a Brazilian university will be reported on the offer of a course to be introduced to the RDA, planned and implemented from the proposals presented in Margareth Mering's RDA teaching manual, published in English. The objective is to share the teaching experience, the results obtained and the difficulties encountered. The positive points of the manual, the difficulties of adapting the translation, the most interesting and challenging activities and the methodology will be highlighted. The final considerations highlight the limitations identified in this study and propose reflections on the implementation of the RDA. In addition, it will also be demonstrated that for teaching the signature will not be an necessity, which discourages the librarianship courses of this investment.pt_BR
dc.description.resumoA adoção da norma RDA pelas bibliotecas brasileiras é uma realidade que demanda por reflexões e por compartilhamento das experiências. Nesse sentido o ensino da RDA nos cursos de Biblioteconomia é uma prioridade para preparar os futuros profissionais para essa transição e para a sua implementação, mas também se apresenta como um desafio. Nesse trabalho, será relatada a experiência do curso de Biblioteconomia de uma universidade brasileira na oferta de uma disciplina de introdução à RDA, planejada e implementada a partir das propostas presentes no manual para ensino de RDA de Margaret Mering, publicado em língua inglesa. O objetivo é compartilhar a experiência docente, os resultados obtidos e as dificuldades encontradas. Os pontos positivos do manual, as dificuldades de adequação da tradução, as atividades mais interessantes e desafiadoras e a metodologia serão destacadas. As considerações finais destacam as limitações identificadas neste estudo e faz a proposta de reflexões acerca da implementação da RDA. Além disso, será demonstrado também que, para o ensino, a assinatura não será uma obrigatoriedade, o que desonera os cursos de Biblioteconomia desse investimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Biblioteconomiapt_BR
dc.subjectCatalogaçãopt_BR
dc.subjectDescrição e Acesso de Recursospt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.titleOs desafios do ensino de RDA em cursos de biblioteconomia: relato de experiência de ensino na UFMGpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/203pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2172-7300pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0891-6454pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0735-3856pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4303-9071pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4357-8016pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS DESAFIOS DO ENSINO DE RDA EM CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UFMG.pdf536.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.