Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51583
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dc.creatorMarcello Peixoto Baxpt_BR
dc.creatorMarco Aurélio Mendespt_BR
dc.date.accessioned2023-04-04T21:05:59Z-
dc.date.available2023-04-04T21:05:59Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.citation.volume30pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage95pt_BR
dc.citation.epage105pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/2318-08892018000100008pt_BR
dc.identifier.issn2318-0889pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51583-
dc.description.abstractArquiteturas de informação corporativas ainda não entregam todo o valor que advém da integração de informações estruturadas e não estruturadas. O artigo discute formas complementares de abordar essa questão por meio da integração dos conceitos de Gestão de Conteúdo Corporativo e Gestão por Processos de Negócios, que se desenvolveram até hoje como disciplinas autônomas. Iniciativas de gestão de conteúdo corporativo ainda ocorrem sem considerar formalmente os processos de negócio que geram e manipulam conteúdos. Ao mesmo tempo, iniciativas de gestão por processos de negócio ocorrem sem um tratamento formalizado dos conteúdos produzidos por esses processos. A abordagem não integrada das duas disciplinas colabora para reduzir os benefícios potenciais esperados da arquitetura de informação corporativa e dos programas de gestão de informação. O artigo discute a inter-relação entre ambas, abordando desde a visão histórica dessas disciplinas, seus limites conceituais e suporte tecnológico, até a necessidade de diálogo para benefício mútuo. O artigo esclarece, assim, uma questão teórica ainda vaga: como se podem tratar de forma integrada as duas disciplinas e unificar, em âmbito corporativo, informação estruturada e não estruturada. À luz de uma revisão da literatura, buscou-se analisar e sintetizar experiências em Gestão de Conteúdo Corporativo e Gestão por Processos de Negócios adquiridas no contexto de um projeto de gestão de conteúdo corporativo em empresa do setor elétrico. O artigo revela problemas de abordagens desintegradas das disciplinas e mostra a importância do esforço de integração das duas iniciativas, apresentando três instrumentos complementares que promovem o seu enlace, ao mesmo tempo que aproxima escritórios de processo e analistas de informação.pt_BR
dc.description.resumoEnterprise information architectures still do not deliver all the value that comes from integrating structured and unstructured information. Enterprise Content Management and Business Process Management were developed as autonomous disciplines. Thus, Enterprise Content Management still occurs without formally considering the business processes that generate and manipulate content, while Business Process Management initiatives arise without a documented treatment of materials produced by the processes. The non-integrated approach to these disciplines collaborates to reduce the potential benefits expected in Organizational Change Management programs. In such context, the article discusses the interrelation between Business Process Management and Enterprise Content Management, approaching from a historical view of these disciplines, their conceptual limits, technological support, and dialogues that would benefit both initiatives. The paper contributes to clarify a question still vague in the field of Information Management, which is how to integrate Business Process Management and Enterprise Content Management treating structured and unstructured information in a unified manner. It discusses how to approach this issue in a broad scope of IM by combining the concepts of Enterprise Content Management and Business Process Management. Based on a literature review, the paper analyzes and synthesizes experiences in Enterprise Content Management and Business Process Management acquired in the context of a project carried out in a Power Sector Company. The article reveals problems in separating approaches to Enterprise Content Management and Business Process Management. It shows the importance of an effort for integration and presents three instruments that promote the linkage of the two initiatives, approximating process offices and analysts’ information.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofTransinformaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArchival sciencespt_BR
dc.subjectBusiness Process Management (BPM)pt_BR
dc.subjectDocument managementpt_BR
dc.subjectEnterprise content managementpt_BR
dc.subject.otherDocumentos - Administraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherBusiness Process Management (BPM)pt_BR
dc.titleBPM e ECM: similarities, differences, conceptual, and technological limitspt_BR
dc.title.alternativeBPM e ECM: similaridades, diferenças e limites conceituais e tecnológicospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5942pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0503-3031pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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