Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51587
Type: Artigo de Evento
Title: Ações para o processo de ensino aprendizagem em disciplinas de organização e tratamento da informação: inovação pedagógica do grupo de pesquisa RECR/UFMG
Authors: Elisangela Cristina Aganette
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Célia da Consolação Dias
Gercina Ângela de Lima
Cíntia de Azevedo Lourenço
Abstract: O presente artigo apresenta os resultados alcançados pelo Grupo de Pesquisa em Representação de Conhecimento e Recuperação da Informação (RECRI) da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referentes a um projeto que contou com o suporte de dois alunos, um de mestrado e um de doutorado, oriundos de programas de pós-graduação da ECI. Teve como objetivo a reformulação da apresentação dos conteúdos e a produção de material didático para o ensino de disciplinas de Organização e Tratamento da Informação e do Conhecimento, oferecidas aos alunos de graduação do curso de Biblioteconomia da ECI/UFMG. Mais especificamente, este artigo descreve o trabalho inicial da remodelagem dos conteúdos de duas disciplinas: Sistemas de Classificação - CDU e Sistemas de Classificação - CDD. Este trabalho evidenciou a necessidade e importância do desenvolvimento de projetos pedagógicos teóricos que possam refletir e criar inovação nas práticas de ensino-aprendizagem.
Abstract: The present article presents the results achieved by the Research Group on Knowledge Representation and Information Retrieval, RECRI of the School of Information Science (ECI) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), referring to a project that was supported by Two students, one master's and one doctoral, coming from ECI's graduate programs. It aimed to reformulate the presentation of content and the production of didactic material for the teaching of Information and Knowledge Organization and Treatment courses offered to undergraduate students of the ECI / UFMG Librarianship course. More specifically, this work began to reshape the contents of two disciplines: Classification Systems - CDU and Classification Systems - CDD. This work evidenced the need and importance of the development of practical and theoretical projects that can reflect and create pedagogical innovation for teaching and learning in the field of OTIC disciplines.
Subject: Organização da Informação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Portugal
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51587
Issue Date: Nov-2017
metadata.dc.url.externa: http://sci.uc.pt/eventos/index.php/EDICIC/ISKO2017/index
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso ISKO Espanha-Portugal ; Congresso ISKO Espanha
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.