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dc.creatorCláudia Maria Alves Vilhenapt_BR
dc.creatorCélia da Consolação Diaspt_BR
dc.date.accessioned2023-04-04T21:23:45Z-
dc.date.available2023-04-04T21:23:45Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51594-
dc.description.abstractThe daily practice of museum professionals is permeated by information exchange. All activities related to the development of the museological process and consequently to decision-making are carried out through the systematic use of information resources available in each institution. Information competence is crucial for information professionals, about seeking, appropriating, evaluating and sharing different types of information in an ethical and responsible manner. Therefore, the article aims to discuss the use of information in museum knowledge and practices by museum information professionals. The methodology took place with the application of a semi-structured questionnaire, sent by direct mail on the Google forms platform to three museums, two Brazilian museum institutions and one international institution. The results indicated that appropriating only information is not enough, in addition, professionals need to develop/improve new skills, behaviors, values and attitudes in relation to the use of information: information competence. Which reverberates in a change in the organization's posture (collective learning environment) and of the museum staff itself (betting on relationships). In conclusion, among other aspects, the research pointed to the need for greater relationships and collaborative links between the teams and the management of museums.pt_BR
dc.description.resumoA prática diária dos profissionais de museus é permeada por trocas de informações. Todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento do processo museológico e consequentemente à tomada de decisão são realizadas pelo uso sistemático dos recursos informacionais disponíveis em cada instituição. A competência em informação é crucial para os profissionais da informação, acerca da busca, apropriação, avaliação e compartilhamento de diferentes tipos de informação de maneira ética e responsável. Diante disso, o artigo tem por objetivo discutir o uso da informação nos saberes e fazeres museais pelos profissionais da informação em museu. A metodologia ocorreu com a aplicação de um questionário semiestruturado, enviado por mala direta na plataforma Google forms para três museus, sendo duas instituições museológicas brasileiras e uma instituição internacional. Os resultados indicaram que apropriar tão somente da informação não é o suficiente, para além disso, os profissionais necessitam desenvolver/aprimorar novas habilidades, comportamentos, valores e atitudes em relação ao uso da informação: competência em informação. O que reverbera em uma mudança de postura da organização (ambiente de aprendizagem coletiva) e da própria equipe dos museus (apostar nos relacionamentos). Como conclusão, entre outros aspectos, a pesquisa apontou a necessidade de maiores relações e vínculos colaborativos entre as equipes e a direção de museus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectProfissionais de museuspt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacional coletiva e continuadapt_BR
dc.subject.otherCompetência em informaçãopt_BR
dc.subject.otherMuseupt_BR
dc.titleA apropriação da informação pelos profissionais de museus para a prática diária do trabalho: competência em informaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxienancib/paper/view/174pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8682-4403pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0891-6454pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento



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