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Tipo: Artigo de Evento
Título: A apropriação da informação pelos profissionais de museus para a prática diária do trabalho: competência em informação
Autor(es): Cláudia Maria Alves Vilhena
Célia da Consolação Dias
Resumo: A prática diária dos profissionais de museus é permeada por trocas de informações. Todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento do processo museológico e consequentemente à tomada de decisão são realizadas pelo uso sistemático dos recursos informacionais disponíveis em cada instituição. A competência em informação é crucial para os profissionais da informação, acerca da busca, apropriação, avaliação e compartilhamento de diferentes tipos de informação de maneira ética e responsável. Diante disso, o artigo tem por objetivo discutir o uso da informação nos saberes e fazeres museais pelos profissionais da informação em museu. A metodologia ocorreu com a aplicação de um questionário semiestruturado, enviado por mala direta na plataforma Google forms para três museus, sendo duas instituições museológicas brasileiras e uma instituição internacional. Os resultados indicaram que apropriar tão somente da informação não é o suficiente, para além disso, os profissionais necessitam desenvolver/aprimorar novas habilidades, comportamentos, valores e atitudes em relação ao uso da informação: competência em informação. O que reverbera em uma mudança de postura da organização (ambiente de aprendizagem coletiva) e da própria equipe dos museus (apostar nos relacionamentos). Como conclusão, entre outros aspectos, a pesquisa apontou a necessidade de maiores relações e vínculos colaborativos entre as equipes e a direção de museus.
Abstract: The daily practice of museum professionals is permeated by information exchange. All activities related to the development of the museological process and consequently to decision-making are carried out through the systematic use of information resources available in each institution. Information competence is crucial for information professionals, about seeking, appropriating, evaluating and sharing different types of information in an ethical and responsible manner. Therefore, the article aims to discuss the use of information in museum knowledge and practices by museum information professionals. The methodology took place with the application of a semi-structured questionnaire, sent by direct mail on the Google forms platform to three museums, two Brazilian museum institutions and one international institution. The results indicated that appropriating only information is not enough, in addition, professionals need to develop/improve new skills, behaviors, values and attitudes in relation to the use of information: information competence. Which reverberates in a change in the organization's posture (collective learning environment) and of the museum staff itself (betting on relationships). In conclusion, among other aspects, the research pointed to the need for greater relationships and collaborative links between the teams and the management of museums.
Assunto: Competência em informação
Museu
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51594
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxienancib/paper/view/174
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação
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