Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51614
Type: Tese
Title: Vidas entre conchas : dinâmicas sociais na construção de concheiros entre o Fiola da Guiné-Bissau
Other Titles: Life between shells : social dynamics in the construction of shell mounds between the Diola of Guinea-Bissau
Authors: BRUNO PASTRE MAXIMO
First Advisor: LUÍS CLÁUDIO PEREIRA SYMANSKI
metadata.dc.contributor.advisor2: DANIELA MAGALHÃES KLÖKLER
First Referee: Peter John Mitchell
Second Referee: Brenda Jean Bowser
Third Referee: Maria Dulce Barcellos Gaspar
metadata.dc.contributor.referee4: Peter Mark
Abstract: As conchas são um dos elementos mais presentes no cotidiano das populações Diola da Guiné-Bissau. Estão em quase todos os aspectos sociais, e perpassam a construção da paisagem, principalmente através de suas grandes acumulações, os concheiros. A partir do conceito de de Terroir, tão presente e utilizado pela geografia africanista francófona articulamos nossos objetivos de pesquisa. Entender o terroir é entender o povo Diola, e vice-versa. Ambos são construtores e construídos a partir da interação entre si, e desta forma, apresentamos os concheiros como lugares privilegiados para entendermos o Terroir em toda sua complexidade, e consequentemente, entender o povo Diola e sua ocupação no território. Desde pelo menos dois mil anos, a ocupação no território foi constante, ocorrendo migrações e conflitos, e o que hoje entendemos como populações Diola são um amálgama de povos que se fundiram em uma identidade comum, construída principalmente a partir de uma classificação externa. Através de pesquisa de campo realizada em diferentes aldeias no noroeste da Guiné-Bissau, pudemos identificar e registrar mais de 120 sítios concheiros, e práticas atuais de coleta e processamento de moluscos. Através de intervenções e sondagens em alguns concheiros, conseguimos entender sua construção, e sua cronologia, colocando-os majoritariamente entre os séculos XVII e XX. Identificamos que estes concheiros possuem diferentes funções para as populações do presente, com as quais podemos aventar hipóteses para o passado. No presente, conseguimos identificar cinco funções claras: monturo, barreira, porto, caminhos e monumentais. Estes últimos, formulamos hipóteses, buscando explicar o porque de sua atipicidade regional, defendendo que possuem um carácter claro de poder e sacralidade, resultante de uma atividade pretérita de coleta massiva de molusco para venda comercial. Este tese teve como norte principal a tentativa de se estudar a história de um dos povos da Guiné-Bissau, os Diola, partindo de fontes produzidas por eles próprios, os concheiros e diferentes artefatos encontrados, buscando contrastar com a maioria dos trabalhos realizados feitos na região que privilegiam as fontes e um diálogo com a presença colonial portuguesa.
Abstract: Shells are one of the most present elements in the daily life of the Diola populations of Guinea-Bissau. They are present in almost all social aspects, and permeate the construction of the landscape, mainly through their large accumulations, the shell mounds. From the concept of de Terroir, so present and used by French-speaking Africanist geography, we articulated our research objectives. To understand terroir is to understand the Diola people, and vice versa. Both are builders and built from the interaction with each other, and in this way, we present the shell mounds as privileged places to understand the Terroir in all its complexity, and consequently, understand the Diola people and their occupation in the territory. Since at least two thousand years, the occupation of the territory has been constant, with migrations and conflicts occurring, and what we now understand as Diola populations are an amalgamation of peoples that merged into a common identity, built mainly from an external classification. Through field research carried out in different villages in northwest Guinea-Bissau, we were able to identify and record more than 120 shellfish sites, and current mollusc collection and processing practices. Through interventions and surveys in some shell mounds, we were able to understand their construction, and their chronology, placing them mostly between the 17th and 20th centuries. We identified that these shell mounds have different functions for the populations of the present, with which we can come up with hypotheses for the past. At present, we were able to identify five clear functions: dunghill, barrier, port, paths and monuments. The latter, we formulate hypotheses, seeking to explain the reason for their regional atypicality, arguing that they have a clear character of power and sacredness, resulting from a past activity of massive collection of molluscs for commercial sale. This thesis had as main objective the attempt to study the history of one of the peoples of Guinea-Bissau, the Diola, starting from sources produced by themselves, the shell mounds and different artifacts found, seeking to contrast with most of the works carried out in the region that privilege sources and a dialogue with the Portuguese colonial presence.
Subject: Antropologia - Teses
África - Antiguidades - Teses
Guiné-Bissau - História - Teses
África - História - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/51614
Issue Date: 13-Oct-2022
metadata.dc.description.embargo: 13-Oct-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Final - Bruno Pastre Máximo - Vidas entre conchas- dinâmicas sociais na construção de concheiros entre os Diola da Guiné-Bissau_compressed.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2024-10-13
10.86 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.