Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/51621
Tipo: Dissertação
Título: A influência dos componentes do processamento fonológico na escrita de numerais arábicos e tipos de erros
Título(s) alternativo(s): The influence of phonological processing components on writing Arabic numerals and types of errors
Autor(es): Luana Teixeira Batista
primer Tutor: Vitor Geraldi Haase
Segundo Tutor: Júlia Beatriz Lopes Silva
primer miembro del tribunal : Isabella Starling Alves
Segundo miembro del tribunal: Stela Maris Aguiar Lemos
Resumen: A transcodificação numérica refere-se à habilidade para estabelecer relações e fazer conversões entre representações numéricas verbais e arábicas. É uma habilidade numérica essencial e indica o desempenho matemático posterior. O objetivo principal desta dissertação foi investigar o papel do processamento fonológico na transcodificação de números e seus tipos de erros. Primeiramente, na introdução é descrito o estado atual da literatura, em relação aos modelos cognitivos mais relevantes de transcodificação de números, seu impacto na matemática e a associação entre linguagem e transcodificação numérica. No capítulo 2 uma revisão sistemática da literatura analisou quais são os tipos de erros na escrita de numerais arábicos cometidos por crianças, mais comumente descritos na literatura, o impacto das especificidades idiomáticas das palavras numéricas e a relação dos tipos de erros com mecanismos cognitivos, especialmente o processamento fonológico. Os resultados mostraram que para além de lexical, sintático e combinado há subclassificações dentro dos tipos de erros lexicais e sintáticos. Um tipo de erro importante, encontrado consistentemente pela literatura é o erro de inversão, que ocorre em idiomas em que o sistema numérico verbal é invertido em relação ao arábico. Com relação aos mecanismos cognitivos, os estudos apontam uma associação da transcodificação e os tipos de erros com a memória de trabalho. Entretanto, os resultados ainda são inconclusivos e não há estudos que avaliam os componentes do processamento fonológico na escrita de numerais arábicos e tipos de erros. Considerando os resultados da revisão, no capítulo 3 investigamos a contribuição específica dos três componentes do processamento fonológico (ou seja, memória de trabalho fonológica, consciência fonêmica e velocidade de acesso lexical), além da memória de trabalho visuoespacial, no desempenho geral da transcodificação e tipos de erros. Os resultados mostraram que o desempenho geral da transcodificação foi associado seletivamente pelos componentes do processamento fonológico, em particular pela consciência fonêmica e velocidade de acesso lexical. Além disso, os erros lexicais foram associados a consciência fonêmica e acesso lexical, enquanto os erros sintáticos e combinados foram associados a consciência fonêmica e memória de trabalho visoespacial. No capítulo 4 apresentamos a conclusão da dissertação e as implicações teóricas e práticas dos estudos.
Abstract: Number transcoding refers to the ability to establish relationships and make conversions between verbal and Arabic numeric representations. It is an essential numerical skill and indicates later mathematical performance. The main objective of this dissertation was to investigate the role of phonological processing in the Arabic number writing and their types of errors. First, the introduction describes the current state of the literature, in relation to the most relevant cognitive models of number transcoding, their impact on mathematics and the association between language and Number transcoding. In chapter 2, a systematic review of the literature analyzed the types of errors in Arabic number writing made by children, most described in the literature, the impact of idiomatic specificities of numerical words and the relationship of the types of errors with cognitive mechanisms, especially the phonological processing. The results showed that, in addition to lexical, syntactic, and combined, there are subclassifications within the types of lexical and syntactic errors. An important type of error consistently found in the literature is the inversion error, which occurs in languages where the verbal number system is inverted in relation to the Arabic one. Regarding cognitive mechanisms, studies point to an association between transcoding and types of errors with working memory. However, the results are still inconclusive and there are no studies that assess the components of phonological processing in the Arabic number writing and types of errors. Considering the results of the review, in chapter 3 we investigate the specific contribution of the three components of phonological processing (ie, phonological working memory, phonemic awareness, and lexical access speed), in addition to visuospatial working memory, on the overall performance of transcoding and types of errors. The results showed that the overall transcoding performance was selectively associated by the components of phonological processing, by phonemic awareness and lexical access speed. Furthermore, lexical errors were associated with phonemic awareness and lexical access, while syntactic and combined errors were associated with phonemic awareness and visuospatial working memory. In chapter 4 we present the conclusion of the dissertation and the theoretical and practical implications of the studies.
Asunto: Neurociências
Fonoaudiologia
Numerais
Escrita
Transtornos de aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/51621
Fecha del documento: 30-sep- 202
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissertação Luana_2021-final.pdfDissertação-Luana Teixeira Batista944.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons